Gustavo Henrique homenageia a esposa, Letícia, após marcar contra o Luverdense (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Gustavo Henrique deverá iniciar a partida desta quinta-feira contra o Luverdense, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e, assim, completará o terceiro jogo consecutivo como titular. Parece pouca coisa, mas essa sequência não ocorre desde 2016, quando o defensor viveu o melhor momento de sua carreira, formando dupla com Luiz Felipe.

Há dois anos, Gustavo Henrique sofreu uma grave lesão: rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na partida contra o Sport, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando era titular absoluto da zaga santista e já havia feito 46 jogos na temporada, anotando três gols.

A recuperação foi bem longa. Gustavo chegou a voltar aos gramados em janeiro de 2017, mas ainda não estava plenamente recuperado e sentiu um desconforto no joelho. Foi preciso um trabalho especial de fortalecimento muscular antes de retornar aos gramados. A volta só aconteceu em agosto, mas não durou muito. Foram apenas duas partidas para ele se machucar de novo. Em um clássico contra o Corinthians, um estiramento na perna esquerda intensificou uma lesão no menisco, obrigando o defensor a ser submetido a uma artroscopia para corrigir o problema.

Após atuar apenas 115 minutos no ano passado, Gustavo Henrique voltou aos poucos neste ano. Estreou na sexta rodada do Campeonato Paulista, mas, por causa do longo período de ausência, perdeu a posição de titular. Até aqui, o defensor atuou em sete partidas em 2018, tendo anotado um gol. Gustavo é o substituto imediato do capitão David Braz, enquanto Luiz Felipe é o reserva de Lucas Veríssimo. Braz está afastado do time por causa de uma lesão, mas deverá estar à disposição de Jair Ventura no domingo, quando o Peixe enfrentará o São Paulo fora de casa.