O atacante Yeferson Soteldo não marca um gol há dez jogos e vive seu segundo maior jejum desde que chegou ao Santos, em janeiro do ano passado. Xodó da torcida e motorzinho do time pelos lados do campo, o camisa 10 não vive boa fase neste início de temporada.
A última vez que Soteldo balançou as redes foi na goleada do Santos sobre o Cruzeiro, no dia 23 de novembro do ano passado, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá são dez jogos sem balançar as redes, sendo sete nesta temporada.
O maior jejum de Soteldo com a camisa do Santos ocorreu há um ano, quando o venezuelano ainda era novato no clube. Após marcar na vitória do Peixe sobre o River Plate do Uruguai, pela Copa Sul-Americana, em fevereiro, o camisa 10 ficou 13 jogos sem fazer gols, e só voltou a marcar em maio, na vitória sobre o Vasco, por 3 a 0, no Pacaembu.
A falta de gols de Soteldo pode ter algumas explicações, como a nova filosofia de trabalho do técnico Jesualdo Ferreira, e a frequente mudança de posicionamento do atacante nas partidas. Acostumado a atuar pela esquerda, o venezuelano tem jogado também pela direita e pelo centro do ataque, como um falso 9.
Mesmo assim, Soteldo segue como titular absoluto do ataque santista. Neste sábado, ele deve entrar em campo para enfrentar o São Paulo, às 19h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista.
“Nao vive boa fase”? Apesar da seca de gole, o venezuelano é o principal responsável pelos ataques do Santos FC. Se dependesse do Sasha e do Yuri Alberto, não ia dar em nada, porque os dois não são bons no um contra um. Assim, o Soteldo e o jogador mais acionado. O time passa o jogo inteiro dando chutao para a ponta esquerda, na esperança de acionar o Soteldo no mano a mano. O jogador faz vários tiros atrás de bolas esticadas sem precisão. Como e o principal atacante, o adversário faz marcação dobrada. Aliado a isso, o esquema do Jesualdo contempla uma transição para lá de lenta. Quando o Soteldo recebe a bola, a defesa já está encaixada. Falta um meia para deixá-lo na cara do gol. Na proposta do Jesualdo, o Soteldo precisa cruzar a bola e correr para o meio da área para ele mesmo fazer o gol. Apesar de muito badalado e de usar a camisa 10 do Santos FC, não é um atacante de jogadas geniais. É rápido e dribla razoavelmente, mas se trata apenas de um bom jogador, que não tem chute forte, que não finaliza muito bem e não tem tamanho para ser bem sucedido no jogo aéreo. Não tem a característica de um atacante goleador.