Hayner é ‘coringa’ no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Originalmente lateral-direito, Hayner foi testado como ponta na goleada do Santos sobre o Juventus da Mooca por 5 a 1, na Vila Belmiro, em jogo-treino realizado na terça-feira (28). O técnico Fábio Carille já havia comentado sobre o jogador ser ‘coringa’ no time e opção no ataque do Peixe.

“Hayner pode jogar nas duas laterais como também pode jogar na linha da frente (…) Dependendo do jogo posso usar o Hayner nas laterais, na linha da frente, está integrado com a gente e faz parte do nosso planejamento”, afirmou treinador em coletiva no início de maio.

Hayner inclusive mostrou boa atuação no Campeonato Paulista até atuando na lateral-esquerda. Atualmente, o Alvinegro tem opções para as laterais. Na direita, João Pedro Chermont virou o titular, mas tem Aderlan e Rodrigo Ferreira. Na esquerda, Escobar é o titular, tem Dodô no elenco, mas não é utilizado enquanto a comissão técnica dá minutagem ao João Victor Souza no Sub-20. Hayner é opção em ambos lados.

Confira a classificação após a sétima rodada da Série B do Brasileiro

No ataque, Carille tem as opções de Otero, Weslley Patati, Willian Bigode e Morelos. Porém, tem Pedrinho e Furch, tratando pubalgia, e Guilherme, se recuperando de lesão no bíceps femoral da coxa esquerda, no Departamento Médico. Com trio da frente desfalcado, o técnico utilizou o jogo-treino para fazer testes.

Serginho também foi utilizado na ponta no jogo-treino ao lado de Hayner e Morelos sendo o centroavante. Até o próprio volante Alison na zaga. Naquela mesma entrevista coletiva no começo do mês, o treinador já havia comentado que faria testes em partidas amistosas para tentar também outras variações táticas.

“Temos que ter cuidado. Pode ser sim, nos jogos-treinos ou nos jogos que faremos, a única intenção é colocar esses jogadores que participam menos colocar em situação de jogo, pode ser que eu use. Mas temos que sair com muita qualidade de trás para chegar com a bola no pé e envolver o adversário”, afirmou no dia 2 de maio.

HISTÓRICO

Hayner chegou ao Santos, por empréstimo do Azuriz, até o final da temporada. O jogador de 28 anos participou da campanha do vice-campeonato paulista e sendo eleito o melhor lateral-direito na Seleção do Paulistão. Foram doze jogos, nove pela fase de grupos e três no mata-mata, e um gol marcado diante o Mirassol na primeira fase..

Na primeira fase, foi titular contra o Água Santa, Corinthians e Mirassol, marcando gol, São Paulo, Red Bull Bragantino e Inter de Limeira e entrou contra o Botafogo-SP, Guarani e Novorizontino. Nas quartas de final, foi titular contra a Portuguesa e também diante o Bragantino na semifinal, inclusive sendo expulso. Nas finais contra o Palmeiras, cumpriu suspensão no primeiro jogo e entrou na equipe no segundo duelo.

Depois do destaque no Paulista, o Vitória chegou com uma proposta para levar o atleta do clube paranaense, mas o Peixe interferiu e optou pela compra do atleta. Um negócio de R$ 1,7 milhão, a ser pago em cinco parcelas de R$ 340 mil. Porém, falhou na decisão do estadual e vem perdendo espaço na Série B.

Ele atuou em apenas quatro jogos no Campeonato Brasileiro diante Paysandu, Guarani, Ponte Preta e América-MG.

Natural de Serra (ES), Hayner começou a carreira no Bahia. O lateral também acumula passagens por Rio Branco (ES), Náutico, Paysandu, Grêmio Novorizontino, Louletano (Portugal), Cuiabá, Sport, Atlético-GO, Dnipro-1 (Ucrânia) e Coritiba.

Leia também: