Geração Neymar aparece no ranking digital, mas ainda não aparece nas pesquisas (Crédito: Ricardo Saibun/SantosFC)

Em uma Live no canal do DIÁRIO no Youtube, o diretor-executivo do Ibope-Repucom, José Colagrossi Neto, afirmou que o Santos tem a terceira torcida mais jovem do Brasil, atrás apenas de Corinthians e São Paulo.

Os números fazem parte da pesquisa DNA Torcedor, feita em 2017. Na pesquisa, foram ouvidas apenas pessoas com mais de 16 anos (a primeira faixa vai de 16 a 24 anos) e Colagrossi acredita que os números já mostram o efeito da geração Diego e Robinho, mas ainda não capta o efeito Neymar.

“Essa juventude que o Santos tem é consequência do Robinho. A geração Neymar nem apareceu na pesquisa ainda. Normalmente, as nossas pesquisas indicam que o menino escolhe o seu clube do coração por volta dos 10 anos de idade. Ele começa por influência dos pais, depois dos amigos da escola, primos, depois influência de títulos, campeonatos e ídolos. Se a gente chegar a conclusão que o Neymar jogou no Santos de 2009 a 2013, quem tinha 10 anos em 2013 vai ter 17 anos em 2020. A minha pesquisa de 2020 vai capturar o efeito Neymar, a de 2017 ainda não capturou. Era muito recente”, afirmou José Colagrossi Neto.

O diretor do Ibope acredita que a geração Neymar já pode estar refletida no ranking digital. Nele (veja imagem abaixo), o Santos já aparece na quinta colocação em número de seguidores somando todas as plataformas. No geral, o Peixe tem a sexta maior torcida do Brasil, de acordo com o Ibope.

“Não tenho dúvida disso. A pesquisa só pega 16 e mais. O ranking digital pega todas as idades. O ranking digital mostra o Santos acima do tamanho dele porque tem o engajamento de menores de 16 anos de idade, que a pesquisa não mostra, mas se reflete no ranking digital”, afirmou.