Em sorteio realizada na sede da Conmebol, o Santos caiu no Grupo E da Copa Sul-Americana, e terá o primeiro desafio já na próxima semana, entre os dias 4 e 6, contra o Blooming, da Bolívia, fora de casa. Os outros membros do grupo são Newell’s Old Boys (Argentina) e Audax Italiano (Chile).
Para avançar de fase, o Peixe terá alguns desafios extracampo já que dentro das quatro linhas, os adversários do Santos não vivem um grande momento. O time melhor classificado é o Newell’s Old Boys, da Argentina, ocupando a 6ª colocação do torneio.
Blooming – Bolívia
Diferente do estádio de La Paz, que está a 3.660 metros acima do nível do mar, a casa do Blooming está “apenas” 400m. A equipe costuma mandar seus jogos no estádio Ramón Tahuichi Aguilera. Ele também é utilizado por Oriente Petrolero e Club Destroyers.
Em péssima fase, a equipe é a penúltima colocação do Campeonato Boliviano com apenas um ponto conquista, seis gols feitos e 18 sofridos. Para mudar essa situação, a equipe contratou Carlos Bustos, irmão de Fabián Bustos, ex-técnico do Peixe, para treinar a equipe.
Ele conquistou apenas uma vitória, justamente na Sul-Americana, contra o Palmaflor, também da Bolívia, por 6 a 0. Com grande vantagem, perdeu de 3 a 2 no jogo da volta, mas se classificou após o agregado ficar 8 a 3.
O time conta com três jogadores brasileiro: o atacante Rafinha, de 31 anos, que já passou por São Bento, Náutico, Ypiranga-RS e Juventude. Ele está no Blooming há cinco anos. O também atacante atacante Léo Fenga tem 21 anos e foi contratado nesta temporada após deixar o Grêmio, clube que o revelou. Por fim, o zagueiro Iago Mendonça, de 23 anos, que já passou por Goiás e CRB.
Estádio: Ramón Tahuichi Aguilera
Capacidade: 38 mil pessoas
Artilheiro na temporada: Gastón Rodríguez (3 gols)
Retrospecto:
31/01/2007 – Santos 1 x 0 Blooming – Tahuichi Aguilera, Santa Cruz de La Sierra – Libertadores
07/02/2007 – Santos 5 x 0 Blooming – Vila Belmiro, Santos – Libertadores
Newell’s Old Boys – Argentina
A equipe de Rosário é um dos clubes mais tradicionais da Argentina e tem Marcelo Bielsa como uma de suas maiores referência. Alvo recente do Peixe, o treinador é filho de pais respeitados na cidade argentina e criou uma espécie de idolatria no clube.
A paixão é tão grande que em 2009 o estádio foi batizado com seu nome. Antes era conhecido como Estádio Newell’s Old Boys e popularmente como El Coloso del Parque. Agora é conhecido como Estádio Marcelo Bielsa.
A equipe de Rosário teve dois dos maiores jogadores da história do futebol argentino: Diego Maradona e Lionel Messi. O primeiro passou pela equipe em 1993 e 1994. Mesmo sem título, Maradona se tornou uma religião na cidade e quando retornou a equipe como adversário, foi recebido com um trono de rei. Já Messi tem sua história ligado às categorias de base.
Atualmente a equipe é comandada pelo técnico Gabriel Heinze, nome sempre ligado ao Peixe em trocas de técnico. No Campeonato nacional, o Newell’s é o sexto colocado com quatro vitórias, dois empates e três derrotas.
Estádio: Estádio Marcelo Bielsa
Capacidade: 42 mil pessoas
Artilheiro na temporada: Jorge Recalde (2 gols)
Retrospecto:
10/03/1956 – Santos 4 x 2 Newell´s Old Boys – Vila Belmiro – Torneio Internacional da FPF
29/03/1956 – Santos 5 x 2 Newell´s Old Boys – Pacaembu – Torneio Internacional da FPF
01/10/1961 – Newell´s Old Boys 1 x 1 Santos – Rosário – Amistoso
08/02/1977 – Newell´s Old Boys 1 x 4 Santos – Rosário – Amistoso
Audax Italiano – Chile
Talvez o time com menos tradição no grupo, o Audax é um clube com sede na cidade de Santiago e fundado em 1910. A equipe foi quatro vezes campeã do Chile (1936, 1945, 1947 e 1956).
A equipe é comandada pelo argentino Manuel Fernandez, mas não vive um grande momento. É o penúltimo colocado no chileno, com apenas 1 vitória em 9 jogos, mas eliminou o Universidad Católica na primeira fase da Sul-Americana em vitória por 3 a 2. A eliminação foi considerada um zebra das grandes no Chile.
Um dos grandes destaques da equipe na temporada é o meia Gonzalo Ríos, de 24 anos. Ele marcou três gols e deu duas assistências na temporada.
Estádio: Bicentenário de La Florida
Capacidade: 12 mil pessoas
Artilheiro na temporada: Gonzalo Ríos (3 gols)
Retrospecto: Nunca se enfrentaram.
Leia também:
Bielsa e o própio Gabriel Heinze seriam boas opções de técnicos estrangeiros para quando o Santos estiver bem estruturado, são técnicos que pensam o futebol de forma diferente pra cima o que agradaria muito ao torcedor do Peixe.