O lateral-esquerdo Zeca não joga desde outubro do ano passado. Audiência está marcada para o dia 27 de abril (Crédito: Diário do Peixe)

Flamengo, Corinthians, Grêmio, Internacional, Granada, Girona…Todos os times citados já foram apontados como destino do lateral-esquerdo Zeca, que está em litígio com o Santos desde outubro do ano passado. No entanto, apesar dos rumores, é pouco provável que a novela termine antes do dia 27 de abril, data marcada para a audiência entre o jogador e o clube na Justiça.

Diante das incertezas, o DIÁRIO DO PEIXE tenta explicar qual a situação do jogador no momento e sua relação com o clube. Entenda alguns pontos:

1) Zeca, atualmente, não tem vínculo com o Santos – Depois de não conseguir uma liminar para rescindir seu contrato sob a alegação de atraso no pagamento de FGTS e insegurança para trabalhar, o lateral conseguiu um hapeas corpus em Brasília alegando que estava impossibilitado de exercer a profissão. Tal decisão foi enviada à CBF, que automaticamente rescindiu o contrato do jogador com o Santos em dezembro do ano passado.

2) Por que ninguém contrata o jogador então? – Em dezembro, Zeca acertou com o Flamengo, mas o departamento jurídico do clube vetou o acordo. Em janeiro, o jogador viajou para a Espanha para acertar com o Girona, mas o clube não aceitou correr o risco. Em março, o Corinthians chegou até a brincar com a contratação do jogador nas redes sociais, mas desistiu da contratação depois de ouvir diversos alertas. Antes da audiência do dia 27 de janeiro, qualquer clube que acertar diretamente com Zeca pode ser solidário na ação e, em caso de vitória do Santos, passará a ter de pagar ao Peixe R$ 50 milhões ou 50 milhões de euros em caso de transferência internacional.

3) Santos quer Zeca como moeda de troca – A diretoria do Peixe acredita que terá sucesso na Justiça e irá recuperar o contrato do jogador. Como o próprio lateral já declarou que não veste mais a camisa do Santos, o clube pretende utilizá-lo como moeda de troca em caso de vitória. O sonho nesse caso era trocá-lo com o Flamengo pelo volante William Aarão, mas o negócio não andou até o momento. O Grêmio mostrou interesse no jogador e fez uma proposta, mas o Peixe pediu o atacante Everton na transação e o clube gaúcho não aceitou. O Internacional também mostrou interesse, mas se assustou com os valores e jogadores pedidos pelo Santos. O interesse do Santos na contratação em definitivo do atacante Eduardo Sasha, no entanto, pesa a favor do clube gaúcho na negociação.

4) Antes do dia 27 uma negociação só acontece através de acordo – O presidente do Santos, José Carlos Peres, conversou recentemente com o lateral Zeca sobre a ação judicial. Pessoas importantes do clube acreditam que ele poderá retirar a ação na Justiça antes do dia 27. Nesse caso, poderia acontecer um acordo preliminar entre Santos, Zeca e algum dos clubes interessados para colocar um fim ao imbróglio judicial. O DIÁRIO procurou a assessoria de imprensa do jogador, que não confirmou a possibilidade.