Rodrygo é uma das apostas da base do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Ele tem quatro vezes mais experiência no futebol de base do que no profissional. Trabalhou em todas as categorias da Seleção Brasileira e agora está em um clube famoso por revelar grandes talentos. Por tudo isso, Jair Ventura promete olhar com muito carinho para as divisões inferiores do Santos e dar oportunidades aos Meninos da Vila.

“O Santos é um celeiro de craques. Estou acompanhando a base, lançar jogadores é uma coisa que me seduz bastante”, disse o treinador em sua primeira entrevista coletiva no Peixe. “Fiz isso bastante nos dez anos em que fiquei no Botafogo. Trabalhei no sub-15, no sub-17 e no sub-20 da Seleção Brasileira. Gosto muito, vamos ficar de olho. Sabemos da importância, e é uma coisa natural do Santos”.

No Botafogo, o treinador foi o responsável por lançar jogadores como Matheus Fernandes e Leandrinho, de 19 e 20 anos, respectivamente. Apesar da identificação com os jovens, Jair Ventura também apostou nos atletas mais experientes, como Roger (32) e Bruno Silva (30), pilares da equipe botafoguense no ano passado. Na Vila Belmiro, ele pretende usar a mesma fórmula.

“Não podemos descartar os mais experientes, temos o Renato e outros jogadores também… Todos vão ter oportunidades, e aqueles que estiverem no melhor momento vão jogar. Acho importante deixar abertas as posições para que a gente gere mais competitividade e estimule os jogadores. Todos terão chances, dos mais jovens aos mais experientes”.

Curiosamente, o volante Renato tem a mesma idade do novo técnico santista: 38 anos. Em contraste, os garotos Robson Bambu, Matheus Guedes, Victor Yan, Lucas Lourenço, Matheus Oliveira, Rodrygo e Yuri Alberto acabaram de ser promovidos das categorias de base e realizam pré-temporada com o inchado elenco profissional do Santos, que conta atualmente com 44 atletas.