Após treinar cobranças durante a semana, Arthur Gomes bate pênalti decisivo e coloca Santos nas semis (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A carreira dele como jogador não foi muito longa. Mesmo assim, deu tempo para vivenciar várias coisas do futebol como, por exemplo, perder um pênalti. O atacante Jair Ventura entende o atacante Arthur Gomes. Já o técnico Jair Ventura, elogia a personalidade de seu pupilo.

“Quando Arthur perdeu pênalti, recebi críticas pelo menino bater. E fico feliz por ele ter dado a volta por cima. Quem jogou bola sabe. No meu primeiro jogo no Carioca, Bangu e Vasco, perdi um pênalti. É horrível, fiquei uns dois, três dias sem dormir. Fico feliz pelo Arthur.”

Arthur Gomes sofreu e bateu os pênaltis contra São Bento e Nacional, do Uruguai. O primeiro ele converteu e o segundo acabou desperdiçando. Durante a semana, após os treinos de Jair, Arthur permaneceu em campo treinando cobranças de pênalti. Deu certo.

Após o empate em 0 a 0 em ambos os jogos contra o Botafogo pelas quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos precisou definir a classificação nos pênaltis. Na coletiva após a vitória na Libertadores, Jair explicou que Gabigol, Rodrygo e Arthur Gomes eram os jogadores com melhor aproveitamento nas cobranças de pênalti, seguidos por Jean Mota e Eduardo Sasha. Desses, apenas Gabigol e Arthur Gomes estavam em campo ao final da partida. A pedido de Jair, Gabigol abriu a disputa e Arthur Gomes fechou: foi dele o pênalti decisivo e que classificou o Santos às semifinais.

“Eu que defino (a ordem). Temos estatística e percentual do ano inteiro. Treinamos o ano inteiro. Fizemos levantamento. E envolve parte psicológica. Quando perde, damos uma segurada, por ser jovem. O Lucas (Veríssimo) teve aproveitamento muito bom. Ele até bateu antes do Arthur e acabou perdendo, mas o Arthur tem personalidade forte. Todos têm. Falei ‘vamos bater?’, e ele falou ‘lógico’, falei ‘então você fecha.'”

O Santos já volta a campo neste final de semana pelas semifinais do Paulistão contra um adversário ainda não definido. Se o Bragantino avançar para a próxima fase nas penalidades, o São Paulo será o rival do Peixe. Em caso de qualquer outra resultado na partida entre Corinthians x Bragantino, o Santos terá pela frente o Palmeiras.