Gustavo Vieira e Jair Ventura ao lado do vice-presidente Orlando Rollo (à esquerda) e do presidente José Carlos Peres (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O novo técnico do Santos, Jair Ventura, chegou à Vila Belmiro prometendo honrar as tradições de jogo do clube, o famoso DNA ofensivo. Foi o que ele afirmou nesta sexta-feira durante sua apresentação oficial, ao lado do novo diretor executivo de futebol, Gustavo Vieira. O ex-treinador do Botafogo disse que deseja colocar em campo uma equipe “superofensiva”.

“Eu conheço a história do Santos, aqui o DNA é ofensivo. Nós não vamos perder a competitividade, a organização, o jogo coletivo e a ofensividade. É com essa ideia que eu chego ao Santos. Seremos superofensivos, táticos e intensos”, disse Jair.

Fã confesso do argentino Diego Simeone, técnico do Atlético de Madri, Jair fez sucesso no clube carioca com um esquema de jogo conservador, com uma defesa forte e a busca pelo gol em contra-ataques. Ele, no entanto, disse que é capaz de mudar sua maneira de trabalhar dependendo das características do elenco que tem à sua disposição e do clube em que trabalha.

“Quanto ao sistema de jogo, todo treinador tem seu modelo e sua ideia definidos, mas o sistema varia de acordo com os jogadores que você tem”, explicou o técnico. “Se tiver jogadores com mais características defensivas, você joga mais defensivo, e se tiver jogadores mais ofensivos, joga ofensivo. Vamos ser superofensivos, mas não vamos perder o jogo coletivo e a intensidade. É com essa ideia que eu chego ao Santos”.

Jair Ventura assinou contrato com o Santos até o final de 2018 e vai fazer sua estreia na rodada inicial do Campeonato Paulista, no dia 17, contra o Linense, em Lins.