Jair Ventura tem o pior início entre os treinadores do Santos desde 2013. Nas 12 primeiras partidas dirigindo o Peixe, o carioca conseguiu cinco vitórias, três empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 50% dos pontos disputados. Antes dele, o técnico com pior início à frente do Peixe nos últimos cinco anos foi Claudinei Oliveira, que nos 12 primeiros jogos no comando da equipe obteve quatro vitórias, cinco empates e três derrotas (aproveitamento de 47%).
Apontado como um dos melhores treinadores da nova geração brasileira, Jair Ventura chegou à Vila Belmiro credenciado pelo bom trabalho realizado no Botafogo em 2017, quando levou a equipe carioca às quartas de final da Copa Libertadores da América e fez boa campanha no Campeonato Brasileiro, mesmo com um elenco sem grandes destaques.
Na avaliação do trabalho do treinador, deve-se considerar que ele assumiu o Santos logo após o time perder suas duas maiores referências (Ricardo Oliveira e Lucas) em 2017. Por causa disso, Jair Ventura teve de remontar o time, dando chances a vários jogadores da base.
O Santos é o líder de sua chave no Campeonato Paulista e já está classificado para as quartas de final, etapa em que enfrentará o Botafogo. Na Libertadores, o Peixe estreou com derrota para o peruano Real Garcilaso e terá de recuperar os pontos perdidos nas partidas contra o Nacional-URU, no Pacaembu, e o Estudiantes, na Argentina.
Veja a campanha dos últimos treinadores do Santos nos 12 primeiros jogos*:
Jair Ventura – 5 vitórias, 3 empates, 4 derrotas – aproveitamento: 50%
Elano Blumer – 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas – aproveitamento: 48%
Levir Culpi – 7 vitórias, 3 empates, 2 derrotas – aproveitamento: 67%
Dorival Júnior – 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota – aproveitamento: 80%
Marcelo Fernandes – 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota – aproveitamento: 80%
Enderson Moreira – 8 vitórias, 1 empate, 3 derrotas – aproveitamento: 70%
Oswaldo de Oliveira – 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota – aproveitamento: 80%
Claudinei Oliveira – 4 vitórias, 5 empates, 3 derrotas – aproveitamento: 47%*Elano não chegou a esse número de jogos no comando da equipe
Tá de brincadeira! O cara remontou o time sem peças, tem boa vontade com a base coisa que os outros não tinham. Vamos acalmar com as cornetas e fazer análise sem colocar a política nós comentários
Mas ele poderia tentar modificar o jeito do time jogar. Até agora não mudou o esquema, insiste com Renato (com todo respeito não aguenta mais 90 min), cheio de treinos fechados e jogos com pouquíssimas ou nenhuma jogada ensaiada. Há de se ter paciência, mas até quando? Quinta-feira contra o Nacional ou ele se afirma ou fica prestigiado.
Agora seu Jair já que a lista de jogadores não pode ser mais alterada, vê se escala esse time na Libertadores para não sermos eliminados na primeira fase.
Vanderlei, Daniel Guedes, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Dodo, Alison, Jean Mota, Vitor Bueno, Diogo Vitor, Sasha, Gabigol.
Não é à toa que o comentário não está assinado, senão, pelo Diário do Peixe.
Onde está a contextualização?