Jair Ventura não concorda com as comparações entre Santos e Botafogo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos ganhou do São Paulo neste domingo jogando na defesa e marcando o gol decisivo em uma das raras ocasiões em que conseguiu executar um bom contra-ataque. A receita lembra bastante a usada com sucesso por Jair Ventura em sua passagem pelo Botafogo, mas o treinador não gosta nem um pouco dessa comparação. Segundo ele, o que o Peixe fez no Morumbi tem pouca semelhança com o que ele fazia no clube carioca.

“O Santos é totalmente diferente do Botafogo”, defendeu Jair após o triunfo sobre o São Paulo. “Hoje (neste domingo) a equipe deve ter tido menos posse de bola, já que conseguiu fazer o gol mais cedo, mas a equipe está jogando apoiada, totalmente diferente do Botafogo.”

Para deixar mais claro: Jair Ventura afirma que o Santos tem um jogo baseado na troca de passes, enquanto o Botafogo fazia um futebol mais direto. Ele diz que em nenhum momento pensou em aplicar no Peixe a fórmula que levou o time do Rio de Janeiro a ganhar uma vaga na Copa Libertadores da América e, depois, a chegar às quartas de final do torneio sul-americano, pois, em sua visão, são situações muito diferentes.

“Daqui a cinco ou seis anos, quando eu sair do Santos, vou analisar o que tenho de melhor na equipe em que for trabalhar. Não tenho modelo de jogo determinado, não tenho sistema determinado”, argumentou Jair Ventura. “Vou sempre analisar o que o meu grupo pode me dar. O trabalho aqui não tem semelhança nenhuma com o Botafogo, é outro grupo, outro campeonato, o Paulista é muito difícil, todos os jogadores estarão na Série A ou na Série B quando acabar. Eu, por exemplo, não vou jogar com três volantes (como fazia no Botafogo) se tiver três atacantes bons.”