Jesualdo completou dois meses de Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O técnico Jesualdo Ferreira completa, neste domingo, dois meses de altos e baixos no comando do Santos. Depois de ter dificuldades em fazer a equipe jogar com qualidade, e chegar a ter a demissão pedida por boa parte da torcida, o treinador português teve uma semana de redenção e agora começou a ganhar confiança no cargo.

Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Mirassol, por 3 a 1, Jesualdo Ferreira falou sobre os dez jogos que teve até aqui em dois meses no cargo, e ressaltou a importância do tempo de trabalho para que a filosofia de jogo seja absorvida pelos atletas e para que os resultados apareçam.

“Hoje é dia 7, amanhã são dois meses de trabalho. São 10 jogos, tempo de trabalho é pouco e jogos foram muitos. É preciso analisar o treino, melhorar, e espaço é curto. Jogador dificilmente consegue estar no 100%, no limite, sem recuperar, mas é a tônica do futebol brasileiro. Jogadores sabem o que existe e o que é futuro. Estou habituado, joguei a cada três dias com frequência. É preciso encontrar os equilíbrios da equipe para que o rendimento seja mais ou menos alto independentemente dos jogadores utilizados. É a nossa tarefa agora”, explicou Jesualdo.

Jesualdo também exaltou a evolução do elenco até aqui. Mesmo com as críticas, consideradas precoces pelo treinador, o português afirmou que jamais duvidou que seu trabalho no Santos teria um crescimento notável.

“Temos 50% de vitórias, gostaríamos de ter mais. Não há forma de conseguir sem tempo e trabalho. Fui claro no início quando falei sobre isso. Nunca tive dúvida sobre nosso trabalho, a cada dia sabia que esse é o caminho. Críticas aqui são normais, talvez aqui mais cedo do que estou acostumado. Equipe acreditou no que está a fazer. Quando olham para as imagens e veem o nível que não esperavam, percebem evolução, fica difícil olhar para trás. São passos para frente. É como defender, quando se perde a bola tem que pensar em passo à frente, não atrás, sem medo. São passos à frente para dar”, completou.

Jesualdo Ferreira foi anunciado pelo Santos no dia 23 de dezembro de 2019, e começou a trabalhar no dia 8 de janeiro. Até aqui, o treinador tem cinco vitórias, três empates e duas derrotas.

O momento de maior pressão vivido pelo português foi após o empate diante da Ferroviária e a derrota sofrida para o Ituano. Porém, o bom desempenho da equipe no clássico contra o Palmeiras e as duas últimas vitórias da equipe deram fôlego ao treinador.