O técnico Jesualdo Ferreira não gostou da data marcada para o início do Campeonato Brasileiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O técnico do Santos, Jesualdo Ferreira, não gostou da previsão de início do Campeonato Brasileiro para o final de semana de 8 e 9 de agosto. A data foi acordada em uma reunião entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes das Séries A na última quinta-feira.

O treinador lembrou que o Santos só vai poder começar a trabalhar efetivamente a partir do dia 1º de julho. Clubes como Flamengo, Grêmio, Internacional e Atlético-MG já treinam há semanas. O Peixe iniciou na última terça-feira as avaliações físicas e fisiológicas no elenco.

“Toda competição esportiva deve partir de um mesmo princípio: igualdade. As diferenças vão existir de qualquer forma, mas, pelo menos, que se possa diminuir um pouco e sejam amenizadas as dificuldades das equipes que começaram a treinar apenas após a liberação das autoridades.  Pela proposta da CBF, que quer começar o Campeonato Brasileiro dia 8 ou 9 de agosto, iniciaríamos com muitos estágios diferentes, que, sob o ponto de vista desportivo, é bastante negativo”, afirmou o treinador santista.

Jesualdo Ferreira citou o exemplo do Campeonato Paulista, quando as equipes do interior normalmente tem mais tempo de preparação do que as grandes. Segundo ele, o desequilíbrio faz grande diferença no início da competição.

“Quando chegamos ao Santos, no início do ano, começamos a treinar no dia 8 de janeiro. O primeiro jogo do Campeonato Paulista foi dia 23. Mas, como sempre acontece, muitas equipes de divisões inferiores já estavam em atividade desde novembro ou dezembro. Com isso, conseguiram estar em um nível acima dos demais durante boa parte da competição. No momento atual, com vários estados e diversos clubes com diferenças na preparação, isso também será um problema. E com equipes de primeira divisão, ainda mais qualificadas.”, afirmou o treinador.