Chamado de professor pela imprensa portuguesa, Jesualdo tem uma coluna semanal no jornal O Jogo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O futebol em São Paulo ainda não tem data certa para retorno, seja dos treinos, muito menos das competições. Mas a Federação Paulista de Futebol, juntamente com os clubes, busca a liberação junto aos governantes (Governador do Estado e prefeitos). E enquanto o aval não ocorre, o técnico Jesualdo Ferreira se manifesta sobre o assunto.

O treinador santista escreveu no domingo mais uma coluna para o jornal O Jogo, de Portugal, falando sobre o retorno do futebol no Brasil. Em Portugal, a bola voltou a rolar na semana passada, mas o País, diferente do Brasil, apresenta sinais de controle e de queda nos números de infectados pelo novo coronavírus.

“Em Portugal, o campeonato voltou a jogar-se, no Brasil ainda não vemos a luz no fundo do túnel. Santos é uma das cidades do Estado de S.Paulo mais afetadas por esta terrível pandemia, enchendo-nos de incerteza e angústias em relação ao futuro próximo. Há uma série de protocolos em discussão com vista à retoma. Há discordância, como é sempre da condição humana, e há uma certeza: a de que estamos ansiosos por voltar ao trabalho, por voltar a ver sorrir os nossos adeptos. É um tempo muito difícil que vivemos, difícil de suportar, mas será na forma como gerimos o tempo e como o executamos que encontraremos o equilíbrio da situação”, escreveu o técnico português.

Jesualdo assumiu o Peixe no início da temporada. Ele comandou até aqui o clube em 12 jogos, somando seis vitórias, três empates e três derrotas.

Antes da paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, o Santos disputava o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores. O Peixe liderava com folga seus respectivos grupos em ambas as competições. Nesse momento, os jogadores santistas buscam manter a forma em casa, após o clube passar uma recomendação de treinamento, aguardando apenas o chamado para o retorno das atividades.