O comandante santista, Jesualdo Ferreira, foi o convidado do Seleção Sportv desta quinta-feira. O treinador falou sobre diversos assunto, entre eles, a necessidade de ter tempo para os jogadores evoluírem com o trabalho no dia a dia, especialmente os jovens.
“A função do treinador é ensinar. Qualquer treinador é professor. Os torcedores do Santos precisam olhar com frieza e boa intenção para a realidade do clube. Elenco tem muitos jogadores novos. Eu faço questão de trazê-los para cima e têm jogado”.
Kaio Jorge, Yuri Alberto, Renyer, Sandry, Tailson e Arthur Gomes são exemplos de garotos que já foram utilizados por Jesualdo. O treinador diz saber da dificuldade de manter os jogadores no clube por muito tempo, mas confia na evolução de todas as peças que tem no elenco.
Além deles, os zagueiros Alex e Wagner Leonardo e os meias Ivonei e Anderson Ceará também foram inscritos no Campeonato Paulista, mas ainda não tiveram a oportunidade de estrear.
O professor Jesualdo tem um método radical para ensinar os jovens. O garoto numa partida do Paulistinha, contra timecos, fica no banco, e, no jogo seguinte, num clássico contra o curintia, fora de casa, com torcida adversária, vira titular. Depois, o garoto é esquecido. O jogador é banco no Paulistinha e, no jogo seguinte, em jogo de Libertadores, vira titular. O professor atira o garoto de cabeça, no fogo, para ver se ele aprende a cair de pé. Se fosse professor de natação, no primeiro dia de aula, o Jesualdo iria, simplesmente, jogar todos os seus alunos na parte mais funda da piscina, sem colete salva vida.