O Santos completou na derrota por 2 a 0 sobre o Atlético-PR quatro jogos sem balançar as redes. Na sequência, foram três derrotas (São Paulo 1 a 0, Cruzeiro 1 a 0 e Atlético-PR 2 a 0) e um empate em 0 a 0 com Real Garcilaso, pela Copa Libertadores.
O jejum dos jogadores do Santos, no entanto, é ainda maior. Na derrota para o Luverdense por 2 a 1 o gol do Peixe foi contra, marcado pelo lateral Paulinho. O último santista a balançar as redes foi o atacante Gabigol na vitória por 3 a 1 sobre o Paraná Clube. Já são 464 minutos sem um jogador com a camisa do Santos balançar as redes.
Na temporada, o time comandado pelo técnico Jair Ventura não marcou em 11 dos 31 jogos. No Campeonato Brasileiro, o Santos tem o quarto pior ataque, com seis gols marcados em sete jogos. Dos seis gols, cinco foram marcados nas vitórias sobre Ceará e Paraná Clube, os dois últimos colocados na classificação da competição.
O atacante Eduardo Sasha é o maior símbolo do jejum santista. Vice-artilheiro do clube na temporada, com seis gols, o jogador não marca desde o dia 27 de março no clássico contra o Palmeiras. São mais de dois meses sem balançar as redes.
Como o ataque do Santos vai marcar se os atacantes vem pegar a bola na intermediária e voltam pra defender dentro da área do Wanderlei? O time está sem padrão tático, as vezes ficam 2-3 jogadores no mesmo espaço, não abrem para pedir a bola. Solução: contratar 3 jogadores, sendo 2 de meio campo e trocar o treinador.