Integrante do elenco atual do Peixe, Arthur Gomes se recupera de Covid (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Santos e Flamengo já se encontraram em 127 oportunidades, com leve domínio santista. São 47 vitórias do alvinegro, contra 45 dos rubro-negros, além de 35 empates. O Peixe leva vantagem, também, em gols marcados: foram 188, contra 169. Em confrontos exclusivamente pelo Campeonato Brasileiro, são 75 partidas, com ligeira vantagem dos cariocas: 27 vitórias do Flamengo, contra 25 triunfos santistas – com 23 empates.

A última vitória santista diante do Flamengo no Rio, pelo Brasileirão, foi pela 36° rodada do campeonato de 2017. Bruno Henrique (hoje no Fla) e Arthur Gomes marcaram os gols da vitória, por 2 a 1. Com o resultado positivo, o Peixe garantiu a vaga para a Libertadores do ano seguinte, 2018.

Disputado no estádio Luso-Brasileiro, o jogo começou melhor aos cariocas. Logo aos seis minutos, Lucas Paquetá aproveitou a bobeira da defesa santista e, de cabeça, abriu o placar para o Flamengo. Mesmo jogando mal, o Peixe empatou com a ajuda do goleiro Alex Muralha, aos dez minutos. O guarda-metas flamenguista tentou driblar Ricardo Oliveira, que roubou-lhe a bola e tocou para Bruno Henrique chegar chutando e estufar as redes.

O Flamengo continuou melhor no jogo, mas não conseguia transformar o domínio em chances claras de gol. Seguro defensivamente, o Peixe prosseguiu em seu esquema de esperar o adversário e tentar chegar nos contra-ataques. O gol da vitória alvinegra veio aos 28 minutos da segunda etapa. Em seu primeiro lance no jogo – entrou no lugar de Copete -, Arthur Gomes chutou e o goleiro rival aceitou: 2 a 1 para o Santos.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro de 2017

Flamengo 1×2 Santos

Data: 26 de novembro de 2017

Local: Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)

Público: 15.456 presentes

Renda: R$ 288.083,00

Árbitro: Bráulio da Silva Machado

Gols: Lucas Paquetá aos 6 e Bruno Henrique aos 10 minutos do primeiro tempo; Arthur Gomes aos 28 minutos do segundo tempo

Flamengo: Alex Muralha; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Willian Arão (Vinícius Júnior), Diego (Geuvânio) e Éverton Ribeiro; Lucas Paquetá e Felipe Vizeu (Lincoln). Técnico: Reinaldo Rueda

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Noguera, Luiz Felipe e Jean Mota; Alison, Renato, Vecchio (Kayke); Bruno Henrique (Matheus Jesus), Copete (Arthur Gomes) e Ricardo Oliveira. Técnico: Elano

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.