Zagueiro Bruno Aguiar marcou dois dos três gols do Peixe em vitória sobre o Ceará em 2011 (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Depois de empatar com o Vasco por 2 a 2 na última quarta-feira, na Vila Belmiro, o Santos volta a campo neste sábado pelo Brasileirão. O adversário é o Ceará e a partida acontecerá na Arena Castelão, em Fortaleza. Mais uma oportunidade para o Peixe se reabilitar dos insucessos dos últimos jogos (já são três partidas sem vencer).

Em 2011, as equipes encontraram-se na 34º rodada com os cearenses muito ameaçados pelo rebaixamento (que acabou consumado algumas rodadas depois). O Santos só pensava no Mundial de Clubes, que foi realizado cerca de um mês depois desta partida. A preocupação era tamanha, que somente jogadores reservas foram relacionados para a partida – até o técnico Muricy Ramalho não participou do duelo. Recuperando-se de complicações decorrentes de uma hérnia de disco, o técnico santista mandou o auxiliar Tata.

O destaque daquela tarde de 13 de novembro foi o zagueiro Bruno Aguiar, que marcou dois gols e cometeu um pênalti. Apesar de uma equipe integralmente composta por reservas, o Peixe abriu o placar logo aos 10 minutos, com Bruno Aguiar. Catorze minutos depois, o defensor santista voltou a ser decisivo, mas desta vez para o rival: cometeu pênalti em Osvaldo, convertido pelo ex-santista Felipe Azevedo (lei do ex). O Ceará virou o placar ainda no primeiro tempo, com o ponteiro Osvaldo.

Na segunda etapa, o Santos garantiu a vitória com dois belos gols. Bruno Aguiar cobrou falta com perfeição e igualou o marcador, enquanto o atacante Diogo acertou um belíssimo chute, de primeira, dando números finais ao jogo.

Santos e Ceará se enfrentaram 15 vezes (13 delas pelo Brasileirão), com ampla vantagem do Peixe: oito vitórias. Foram três vitórias do Ceará e quatro empates – o Santos marcou 23 gols e sofreu 15. Exclusivamente pelo Brasileirão em Fortaleza foram oito partidas: três vitórias do Ceará, duas vitórias do Santos e três empates. O último jogo entre as equipes aconteceu ano passado, pelo Brasileirão, em Vila Belmiro – vitória santista por 2 a 1 (gols de Eduardo Sasha e Gustavo Henrique).

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro 2011

Ceará 2 x 3 Santos

Data: 13 de novembro de 2011 (domingo, 17h)

Local: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Juiz: Anderson Daronco (RS)

Gols: Bruno Aguiar aos 10, Felipe Azevedo aos 24 e Osvaldo aos 35 minutos do primeiro tempo; Bruno Aguiar aos 5 e Diogo aos 28 minutos do segundo tempo

Ceará: Fernando Henrique; Boiadeiro (Marcelo Nicácio), Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Michel, João Marcos, Heleno (Washington) e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Osvaldo e Felipe Azevedo. Técnico: Dimas Filgueiras

Santos: Aranha; Leandro Silva, Bruno Aguiar, Vinícius Simon e Éder Lima (Breitner); Anderson Carvalho, Rodrigo Possebon (Crystian), Ibson e Felipe Anderson; Diogo e Alan Kardec. Técnico: Tata (interino)

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.