Dodô chegou ao Peixe com status de ídolo, mas viveu relação de amor e ódio com a torcida santista (Crédito: Reprodução)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Dodô, conhecido por ser o artilheiro dos gols bonitos e irritar as torcidas de seus times, foi o maior destaque daquela tarde de outubro de 1999. O camisa 10, que vivia uma relação de amor e ódio com a torcida do Peixe, foi o autor de um dos mais belos gols de sua carreira e do confronto entre Santos x Internacional. O avante recebeu belíssimo lançamento de Eduardo Marques, deixou a bola quicar, deu um lençol no zagueiro Lúcio (que faria história no futebol na sequência de sua carreira) e emendou um grande chute sem deixar a bola tocar no chão para vencer o arqueiro colorado.

O emblemático lance ocorreu já aos 37 minutos do segundo tempo e decretou a virada do time santista comandado por Paulo Autuori, atualmente diretor de futebol do Santos. O Peixe não vivia bom momento no Brasileirão daquele ano e chegou ao Beira-Rio na 13ª colocação e com a confiança abalada. O clima era de precaução, tanto que Autuori anunciou que a equipe seria precavida no Sul, apostando nos contra-ataques, como disse em entrevista ao Estadão: “A iniciativa do jogo será deles, assim haverá mais tranquilidade. Esperamos não dar espaços para o Inter se armar em campo”.

O Inter, por sua vez, vivia uma situação ainda mais delicada, ocupando o 17º lugar da tabela e com seu treinador, Valmir Louruz, correndo risco de demissão. O Santos não soube aproveitar e pior, viu o adversário abrir o placar logo aos 3 minutos de jogo com Celso. No decorrer do primeiro tempo o Inter controlou bem as ações e o Peixe levou pouco perigo.

Na segunda etapa, precisando do resultado, o Santos se atirou ao ataque e aos, 18 minutos, o volante Elson escorou de cabeça escanteio para empatar. Já no finalzinho, Dodô anotou o gol de placa que deu números finais ao marcador.

Uma curiosidade dessa partida é que o Internacional jogou com quatro atletas que tiveram passagem pelo Santos: Dunga, que atuou na década de 80, além de Anderson Luiz, Claiton e Fabiano Souza, que não deixaram a mínima saudade na torcida alvinegra.

FICHA TÉCNICA

Internacional 1 x 2 Santos

Data: 02/10/1999

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Gols: Celso aos 3′ minutos do primeiro tempo; Elson aos 18′ minutos e Dodô aos 37′ do segundo tempo

Internacional: João Gabriel; Márcio, Lúcio, Régis e Enciso; Ânderson Luiz, Dunga (Claiton), Hurtado e Gustavo; Fabiano Souza e Celso (Anderson Barbosa). Técnico: Valmir Louruz

Santos: Zetti; Michel, Cláudio, Andrei e Gustavo Nery; Claudiomiro, Elson, Marcos Basílio (Eduardo Marques) e Adiel (Lúcio); Paulo Rink (Ailton) e Dodô. Técnico: Paulo Autuori

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.

Confira abaixo os gols daquela partida.