Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
No confronto entre Santos e Grêmio pelo Brasileirão de 2000, os santistas levaram a melhor e venceram por dois a zero. O destaque da partida foi Edmundo, autor de um dos gols do Peixe – o primeiro que marcou em sua rápida passagem pelo clube. O jogo foi disputado pela quarta rodada da Copa João Havelange, nome dado ao campeonato após as polêmicas que fizeram a Justiça impedir a CBF de organizar a competição – coube ao Clube dos 13 tal incumbência. Os problemas de rebaixamentos e acessos da edição anterior, fizeram com que a organização agrupasse todas as divisões no torneio, fracionando-os em módulos. Foram 116 participantes, recorde na história do Brasileirão.
A partida foi marcada pelo baixo nível técnico. O clima frio de Porto Alegre diminuiu a intensidade dos times, que criaram poucos lances de perigo. Mais preocupados em defender, as equipes atacaram pouco no primeiro tempo – Dodô perdeu boa chance aos 31 e Edmundo acertou a trave aos 34. Foram as únicas emoções de um jogo pobre de criatividade.
Jogando melhor que o adversário, mesmo que isso significasse pouco em termos de qualidade, o Santos abriu o placar em lance originado em bola parada, aos 16 minutos. Michel cobrou falta na área e Edmundo tocou levemente de cabeça, o suficiente para desviar do goleiro e colocar o Peixe em vantagem.
Sete minutos mais tarde, nova jogada iniciada com a bola parada fez o Santos definir o marcador. Robert cobrou escanteio, o volante Anderson Luiz cabeceou e contou com a colaboração de Danrlei e Nenê para marcar. O goleiro rebateu a cabeçada nos pés do zagueiro, que involuntariamente empurrou a bola para o gol. Apesar da lambança dos defensores gremistas, o juiz confirmou a autoria do gol para Anderson Luiz.
GRÊMIO 0 X 2 SANTOS
Data: 12 de agosto de 2000 (sábado, 18h).
Local: Olímpico (Porto Alegre).
Público e renda: não divulgados.
Árbitro: Reinaldo Ribas (RJ).
Cartões amarelos: Rincón, Anderson Luiz, Edmundo, Edinho e Adão.
Expulsão: Astrada (aos 40 minutos do segundo tempo).
GOLS: Edmundo aos 16 e Anderson Luiz aos 23 minutos do segundo tempo.GRÊMIO: Danrlei; Anderson, Marinho, Nenê e Roger; Astrada, Edinho (Amato), Gavião e Zinho; Paulo Nunes (Itaqui) e Adão. Técnico: Celso Roth.
SANTOS: Pitarelli; Michel, Preto, Claudiomiro e Rubens Cardoso; Anderson Luiz, Rincón, Renato e Robert; Edmundo e Dodô. Técnico: Giba.
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário na temporada
Deixar um comentário