Elano era um dos jogadores mais identificados com a torcida daquela geração vitoriosa do início dos anos 2000. Meio-campista depois fez sucesso novamente na Vila, quase uma década depois, com a geração de Neymar e companhia  (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

O Santos volta a campo neste domingo, às 16h, na Vila, em mais uma partida do Campeonato Brasileiro de 2020. O adversário é o Flamengo, atual campeão da competição.

Pelo Brasileirão, o histórico do confronto é de muito equilíbrio, com leve vantagem dos cariocas: venceram 26 vezes, contra 25 vitórias santistas – com 23 empates. Esperamos que hoje o Peixe consiga igualar em número de vitórias após o jogo!

Em 2003, os times se enfrentaram pela 27° rodada. O Santos estava um ponto atrás do líder Cruzeiro antes do início da partida, em uma perseguição que durou por muitas rodadas. O técnico Emerson Leão mandou a campo o que tinha de melhor, com muitos jogadores do time campeão nacional um ano antes.

Determinado a não dar chances ao rival, o Santos começou a primeira etapa com muita intensidade. Foram ao menos três chances de gol nos primeiros dez minutos. Aos 14, Elano aproveitou uma cabeçada errada de Robinho e tocou de voleio no canto de Júlio César, abrindo o placar.

Em ritmo alucinante, o Santos ampliou aos 23 minutos. O zagueiro Alex desferiu uma de suas bombas, em cobrança de falta, não dando chances ao goleiro rival. Os alvinegros poderiam ter marcado ainda mais gols, mas o primeiro tempo ficou no 2 a 0.

A vantagem fez o Santos se acomodar e a segunda etapa foi totalmente distinta. Os cariocas, sem nada a perder, lançaram-se ao ataque e descontaram logo aos 7 minutos, com Edílson cobrando pênalti (cometido por Robinho). O Flamengo quase chegou ao empate por duas vezes, com perigosos chutes do volante Fábio Baiano. No fim, o Alvinegro foi seguro na defesa e garantiu os três pontos.

Com a vitória assegurada, o Santos contou com a ajuda do Goiás, que bateu o Cruzeiro, e terminou a rodada como líder isolado do Brasileirão. A felicidade em Vila Belmiro durou bem pouco, pois na rodada seguinte o Peixe empatou com o Fortaleza e foi superado pelo Cruzeiro (que bateu o Guarani).

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro de 2003

Santos 2 x 1 Flamengo

Data: 23 de agosto de 2003 (sábado, 16h)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Juiz: Leonardo Gaciba (RS)

Público: 13.258 pagantes

Renda: R$ 179.173,00

Gols: Elano aos 14 e Alex aos 23 minutos do primeiro tempo; Edílson (pênalti) aos 7 minutos do segundo tempo

Santos: Fábio Costa; Reginaldo Araújo, Alex, André Luís e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego (Alexandre); Robinho e Marcelo Peabiru (Fabiano). Técnico: Emerson Leão

Flamengo: Júlio César; Rafael, Fernando, André Bahia e Anderson; Fabinho (Andrezinho), Fábio Baiano, Yan (Jônatas) e Igor (Zé Carlos); Jean e Edílson. Técnico: Oswaldo de Oliveira

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.