Neymar e Madson foram destaques em 2009 na vitória diante do Santo André (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Se em 2010 o Santos encantou todo o Brasil com um futebol ofensivo e títulos, um ano antes o time não era nem rascunho daquela equipe, mas conseguiu fazer algumas apresentações de alto nível. Uma delas foi contra o Santo André pelo Campeonato Paulista de 2009, na Vila Belmiro. Comandados por Neymar e Madson, o Peixe bateu a equipe do ABC por 3 a 0.

Com a vitória o Santos chegou ao quinto lugar e encostou de vez no G4 do Paulistão. O time depois até engrenou com boas atuações, se classificou para a semifinal e eliminou o Palmeiras, mas perdeu a final para o Corinthians.

Naquela noite o Santos teve mais volume de jogo que o adversário desde o início. Neymar e Madson, municiados por Ganso, atormentaram a zaga rival. O primeiro gol foi uma pintura. Neymar, ainda com 17 anos, rabiscou pela esquerda e entregou para Madson, que emendou um chutaço de fora da área na gaveta de Neneca.

Já no final do primeiro tempo, Triguinho recebeu de Kleber Pereira e desferiu potente chute também de fora da área para ampliar o placar. Aos 21 minutos do segundo tempo Madson fez grande jogada pela direita, deixou um marcador no chão e deu para Neymar colocar números finais no jogo. E tome dancinha na comemoração.

O Santo André tinha algumas figuras conhecidas da torcida alvinegra. A primeira era o técnico Sérgio Guedes, que fez história como goleiro do Peixe. O outro, de não tão boa lembrança, era o meia Marcelinho Carioca, que teve passagem relâmpago pelo Santos em 2001.

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 0 Santo André

Data: 25/03/2009

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Santos: Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho (Domingos); Roberto Brum, Rodrigo Souto, Ganso (Roni) e Madson; Neymar (Pará) e Kleber Pereira. Técnico: Vágner Mancini

Santo André: Neneca; Cicinho (Ricardo Goulart), César Augusto, Marcel e Elvis; Fernando, Ricardo Conceição, Dirceu e Marcelinho Carioca; Antônio Flavio (Clodoaldo) e Junior Dutra (Moraes). Técnico: Sérgio Guedes

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.