Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Esperamos que o resultado seja semelhante, mas a qualidade técnica seja diferente. Em 1994, Santos e Internacional fizeram um jogo ruim na Vila Belmiro. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Macedo, aos 40 minutos da primeira etapa. A partida foi válida pela terceira rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro – os regulamentos do torneio eram alterados a cada ano, com fases e mais fases antes de realmente se decidir o campeão.
Passando por graves problemas políticos e administrativos, o Santos teve na semana desta partida as contas bloqueadas, por supostas emissões de mais de cem cheques sem fundos. O presidente Miguel Kodja Neto estava afastado de suas atribuições, por problemas relacionados ao Telebingo do Peixe. Todo este imbróglio culminou com sua saída do cargo, assumido pelo seu vice Samir Jorge Abdul-Hak. Esta foi uma das crises políticas mais graves da história do clube.
Dentro de campo, o Santos iniciou bem sua campanha na segunda fase – a vitória diante do Inter foi a terceira seguida, dando a liderança do Grupo F ao Alvinegro. Mesmo com esse início promissor, o Peixe terminou o Brasileirão na nona posição, ficando de fora da fase final que reuniu os oito melhores da competição.
A equipe do técnico Serginho Chulapa dominou os colorados no primeiro tempo, mas com pouca objetividade. Aos 40 minutos de jogo, o meia Neto (hoje apresentador de TV) cruzou pela esquerda, a defesa falhou e Macedo, que corria pela direita, chutou forte para vencer o goleiro Sérgio (aquele mesmo, Sérgio Guedes, que defendeu o Peixe no começo da década de 90).
Na segunda etapa a partida caiu ainda mais em intensidade e o placar permaneceu inalterado. Entre os participantes daquele jogo, muitos personagens que iriam se misturar à história do Peixe. Pelo Inter, além dos ex-jogadores Sérgio e Paulinho (o McLaren), Caíco, Leandro e Anderson jogariam posteriormente no Alvinegro – os dois últimos com nomes a mais quando aqui chegaram (Machado, para o Leandro, Luiz, para o Anderson). Como árbitro do confronto, Márcio Rezende de Freitas – época que ele ainda podia pisar na Vila Belmiro como apitador.
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Internacional
Data: 09 de novembro de 1994 (quarta-feira, 21 horas)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Público: 7.819 torcedores
Renda: R$ 42.813,00
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Gol: Macedo aos 40 do primeiro tempo
Cartões vermelhos: Caíco (INT)
Santos: Gilberto; Índio, Marcelo Fernandes, Maurício Copertino e Silva; Dinho, Gallo, Carlinhos (Giovanni) e Neto (Paulinho Kobayashi); Macedo e Guga. Técnico: Serginho Chulapa
Internacional: Sérgio; Admílson (Paulinho), Argeu, Adílson e Zinho; Anderson, Luís Carlos Winck, Luís Fernando e Caíco; Leandro e Mazinho (Itamar). Técnico: Cláudio Duarte
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Deixar um comentário