Em 95, Giovanni fez gol de placa em vitória do Santos sobre o Guarani em Campinas (Crédito: Divulgação)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

A temporada de 1995 é inesquecível para a torcida santista. A histórica campanha no Brasileirão, com o título impedido apenas pela arbitragem, foi o ponto alto do ano, mas alguns grandes momentos daquele time já haviam aparecido para a torcida no primeiro semestre. Um exemplo foi a vitória por 3 a 1 contra o Guarani, em Campinas, em um dia de show de Giovanni.

O camisa 10 anotou um de seus mais bonitos gols após enfileirar a zaga bugrina desde o meio de campo e deslocar o goleiro com o bico da chuteira. Gol de craque, gol de Giovanni! A vitória, válida pela sétima rodada, levou o Peixe à liderança invicta do certame na primeira fase – o time terminou no terceiro lugar nesta etapa e depois foi eliminado no quadrangular semifinal.

Sabedor da qualidade do rival, o técnico Joãozinho adotou a cautela como tática e nomes como o volante Gallo foram importantes naquela tarde ao marcar jogadores como Djalminha. Carlinhos também deu a sustentação necessária para o quarteto ofensivo brilhar. Além de Giovanni, o meia Marcelo Passos e os atacantes Macedo e Jamelli incomodaram a zaga adversária.

De pênalti, Marcelo Passos inaugurou o marcador aos 41 minutos do primeiro tempo. Na volta do intervalo, logo aos 4 minutos, Giovanni aproveitou cruzamento de Marcelo e ampliou o placar. Aos 13, Narciso derrubou Djalminha na área e o craque alviverde diminuiu para os donos da casa. Mas o melhor ainda estava por vir e aos 37 minutos Giovanni deixou a sua marca no Brinco de Ouro da Princesa.

Guarani 1 x 3 Santos

12 de março de 1995

Campeonato Paulista

Brinco de Ouro da Princesa (Campinas)

Guarani: Hiran; Marcinho, Índio, Marcelo e Dedé; Fernando, Fábio Augusto e Djalminha; Leto (Isael), Luizão e Alex (Fabinho). Técnico: Givanildo de Oliveira.

Santos: Edinho; Silva, Maurício Copertino, Narciso e Marcos Paulo; Gallo, Carlinhos, Giovanni e Marcelo Passos (Ranielli); Macedo (Cerezo) e Jamelli (Camanducaia). Técnico: Joãozinho

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.