Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Santos e Flamengo iniciaram suas campanhas no Brasileirão de 1997 no Maracanã. Os alvinegros chegaram motivados pela boa campanha no Paulistão e com o técnico Vanderlei Luxemburgo vociferando que eram candidatos ao título. Para surpreender o adversário, escalou três zagueiros, reforçou a marcação no meio e apostou na velocidade de seus atacantes.
A estratégia de Luxemburgo foi efetiva e o Santos dominou o primeiro tempo por completo. Aos 15 minutos, o Peixe abriu o marcador. Müller arrematou, o goleiro adversário deu rebote e Alessandro completou para o gol vazio. Pouco depois, Alexandre ampliou a vantagem alvinegra. Vágner desarmou Gilberto e acionou o meia santista que acertou preciso chute.
Com o placar adverso, a torcida flamenguista começou a vaiar o time. O resultado poderia ser maior ao fim da primeira etapa, tamanho o domínio do Santos. Na volta do intervalo, o Flamengo partiu ao ataque com tudo, o Santos relaxou e recuou em demasia. Aos 12, Lúcio acertou bonito chute para descontar. Mesmo apoiado por poucos torcedores, apenas seis mil estavam presentes, os cariocas pressionaram até conseguir igualar: Lúcio, mais uma vez, foi às redes.
Com o empate, o técnico Luxemburgo abriu mão do esquema de três zagueiros e promoveu a entrada do lateral Cássio. Explorando jogadas pelas laterais, os alvinegros foram mais perigosos nos minutos finais do que durante todo o segundo tempo. Aos 45 minutos e 30 segundos, a justiça foi feita: Macedo recebeu de Caíco, driblou um zagueiro e fuzilou a meta de Clêmer, marcando o gol da vitória.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 2 x 3 Santos
Data: 06 de julho de 1997 (domingo)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Público: 6.014 pagantes
Renda: R$ 61.190,00
Árbitro: Fabiano Gonçalves (RS)
Cartões amarelos: Jorginho, Fábio Baiano, Gilberto, Müller e Fabiano
Gols: Alessandro aos 15 e Alexandre aos 23 minutos do primeiro tempo; Lúcio aos 12 e aos 36, Macedo aos 45 do segundo tempo
Flamengo: Clêmer; Fábio Baiano, Luiz Alberto, Fabiano e Gilberto; Jamir, Jorginho, Evandro e Maurinho (Marco Aurélio); Lúcio e Iranildo. Técnico: Sebastião Rocha
Santos: Marcelo Martelotte; Narciso, Ronaldão e Ronaldo Marconato (Cássio); Baiano, Élder, Vágner, Caíco e Alexandre (Arinélson); Alessandro (Macedo) e Müller. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Confira abaixo os gols daquele jogo.
Deixar um comentário