Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Um atacante paraguaio e um meia colombiano foram destaques na vitória do Santos diante do Athletico Paranaense, pela rodada 28 do Brasileirão de 2008. Nelson Cuevas e Mauricio Molina marcaram os gols que abriram o caminho para a goleada dos alvinegros, que àquela altura lutavam contra o rebaixamento. Com a vitória, o time do técnico Márcio Fernandes quebrava a sequência de resultados negativos anteriores.
O Santos demorou apenas 50 segundos para abrir o placar, com Cuevas. O paraguaio acertou bonito chute, sem chances de defesa para Galatto. O gol relâmpago tranquilizou o time santista, que passou a controlar a partida sem sofrer qualquer pressão do adversário.
Aos 32 minutos, outro estrangeiro ampliou o marcador. O colombiano Molina cruzou duas vezes na área e, na segunda delas, sem bater em ninguém a bola foi direto às redes.
Na segunda etapa, o Peixe novamente começou avassalador. Aos 40 segundos, Kléber Pereira invadiu a área, furou o chute e caiu. O juiz apitou pênalti, claramente inexistente. O próprio Pereira cobrou e anotou seu vigésimo gol no campeonato – 19 deles marcados em Vila Belmiro (terminaria com 21 gols, artilheiro da competição). O atacante chegava ao sétimo jogo seguido marcando em casa.
A goleada foi definida aos 23 minutos, com o zagueiro Fabiano Eller testando para as redes, aproveitando cruzamento de Kléber. Com a vitória, o alvinegro pulou para a 13ª posição, com 33 pontos – seis de distância da zona de rebaixamento.
Em campanha com muitos altos e baixos, o Santos flertou com a degola durante boa parte da competição – ficando, inclusive, poucas rodadas entre os quatro piores. Por sorte, a equipe afastou o perigo nas últimas partidas e encerrou sua participação com apenas um ponto a mais que o Figueirense, um dos rebaixados.
FICHA TÉCNICA
Santos 4 x 0 Athletico Paranaense
Data: 04 de outubro de 2008 (sábado, às 18h20)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Público: 10.053 pagantes
Renda: R$ 111.021,00
Árbitro: Djalma José Beltrami (RJ)
Cartões amarelos: Cuevas, Gustavo, Valencia, Kelly e Ferreira
Gols: Cuevas aos 50 segundos e Molina aos 33 minutos do primeiro tempo; Kléber Pereira aos 2 e Fabiano Eller aos 23 do segundo tempo
Santos: Douglas; Wendel, Domingos, Fabiano Eller e Kléber; Roberto Brum, Rodrigo Souto (Adriano), Bida e Molina (Pará); Cuevas (Reginaldo) e Kléber Pereira. Técnico: Márcio Fernandes
Athletico Paranaense: Galatto; Danilo, Rhodolfo (Gustavo, depois Julio dos Santos) e Antônio Carlos; Renan, Márcio Azevedo, Chico, Valencia e Kelly; Ferreira e Pedro Oldoni (Joãozinho). Técnico: Geninho.
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Deixar um comentário