Menino da Vila, Juary brilhou com a camisa do Peixe no final da década de 70 (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Neste domingo, o Santos vai a campo para o seu último compromisso do ano. Na Vila Belmiro, o alvinegro praiano encara outro alvinegro, o Ceará. A partida é válida pela 27° rodada do Campeonato Brasileiro. Baseando-se no histórico do confronto, a torcida santista pode ficar bastante animada. Em 18 jogos entre as equipes, os santistas venceram nove vezes, empataram cinco e perderam quatro.

Em partidas pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem santista permanece: foram 14 jogos, com sete vitórias do Peixe, quatro empates e três vitórias dos cearenses. Em Vila Belmiro, o Ceará nunca venceu: duas vitórias do Santos e dois empates, em quatro partidas disputadas. Vamos relembrar o primeiro jogo entre as equipes na Vila Belmiro, voltando ao ano de 1978.

Assolado por crise financeira (novidade) após o fim da Era Pelé, o Santos completava cinco anos sem títulos em 1978. Sem dinheiro, a comissão técnica chefiada pelo lendário Chico Formiga teve que apelar para os jovens jogadores das categorias de base. Assim, nomes como Pita, Juary, João Paulo e Nilton Batata passaram a ter muitas oportunidades no time principal. Santos e Ceará dividiram o grupo H, na segunda fase das confusas e intermináveis edições do Brasileirão.

O calendário do futebol brasileiro era tão confuso, que Santos e Ceará foram a campo poucas horas depois do Brasil empatar com a Espanha, em partida pela Copa do Mundo de 1978, na Argentina. O Peixe chegou ao jogo pressionado, pois não vencia há sete rodadas, mas logo abriu o placar. Aos três minutos de jogo, o volante Nélson Borges abriu o placar e deixou o jovem time santista mais tranquilo. Ivair empatou, mas o intrépido Juary garantiu a vitória ainda no primeiro tempo. A vitória acalmou o ânimo no clube, mas não foi suficiente para alavancar a fraca campanha do Peixe no Brasileirão de 1978.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro de 1978

Santos 2×1 Ceará

Data: 07 de junho de 1978

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Público: 7.745 pagantes

Renda: Cr$ 220.410,00

Árbitro: Carlos Costa (RJ)

Gols: Nelson Borges aos 3, Ivanir aos 18 e Juary aos 27 minutos do primeiro tempo

Santos: Willians; Nelson, Joãozinho, Fernando e Gilberto; Zé Carlos, Nelson Borges (Rubens Feijão) e Pita; Célio, João Paulo e Juary (Nilton Batata). Técnico: Chico Formiga

Ceará: Procópio; Júlio, Pedro Basílio, Artur e Dodô; Edmar, Danilo e Hamilton Melo; Ivanir, Mickey e Tiquinho. Técnico: Sebastião Leônidas

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.