Juary era um dos destaques daquela primeira geração dos Meninos da Vila (Crédito: Santos FC)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

A temporada de 1978 é cantada em prosa e verso pelo torcedor santista. Oficialmente a primeira geração dos Meninos da Vila, o time comandado pelo histórico Chico Formiga tinha um futebol atrevido e alegre, do jeito que a torcida gosta.

Mas além de muito talento foi necessária uma dose extra de paciência, afinal o regulamento do Paulistão daquele ano fez da competição uma verdadeira maratona com um ano de duração e 56 jogos para o campeão. Ao final de três turnos, o Peixe brilhou e levantou o 14º caneco do estadual.

Em um dos duelos mais marcantes, o Santos impôs seu estilo e derrotou o Botafogo por 5 a 1 em partida válida pela abertura do terceiro turno – que reuniu os oito melhores times da competição, já no ano de 1979.

Desfalcado de Pita e Aílton Lira, o Santos teve em Nilton Batata o seu maior destaque. As arrancadas do ponta levaram a defesa adversária à loucura desde o início do jogo e os gols saíram naturalmente.

Logo aos 12 minutos, o Santos abriu o placar com gol contra de Nei, que tentou afastar cruzamento de Nelson, o Nelsinho Baptista. João Paulo marcou duas vezes e colocou o Santos em cômoda vantagem ainda no primeiro tempo. Toninho descontou para os visitantes e colocou números finais na primeira etapa. Empurrado pela torcida, o Santos não diminuiu o ritmo na etapa final. Juary, que terminou como artilheiro máximo do certame com 29 gols, fez dois e fechou o placar em 5 a 1.

FICHA TÉCNICA

Santos 5 x 1 Botafogo

Data: 02/05/1979

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos

Santos: Vitor; Nelsinho Batista, Joãozinho, Neto e Gilberto Sorriso; Clodoaldo (Zé Carlos) e Toninho Vieira; Nilton Batata, Juary (Cardim), Claudinho e João Paulo. Técnico: Formiga

Botafogo: Valter; Wilson Campos, Nei, Miro e Tonhão (Caetano); Zé Claudio e Osmarzinho; Paulo Cesar, Mario, Toninho e João Carlos Motoca (Valter II). Técnico: Jorge Vieira

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.