Neymar ganhou muitos títulos com o Peixe antes de se transferir para o futebol europeu (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Neste sábado, Santos e Cruzeiro vão à campo para duelar por mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Os mineiros levam vantagem no confronto histórico pelo Brasileirão (são 22 vitórias santistas e 25 derrotas, em 65 jogos), porém o Alvinegro Praiano leva vantagem em jogos disputados em Vila Belmiro (por todas as competições): 12 vitórias e 9 derrotas, em 26 jogos.

Em 2010, atuando em Barueri, o Peixe contou um Neymar inspirado para bater o time mineiro por 4×1. O atacante santista infernizou a defesa adversária e marcou o gol que fechou o placar, em uma semana marcada por confusões envolvendo seu nome.

Dias antes, Neymar foi absolvido pelo STJD por discussão e agressão a João Marcos, do Ceará. Esta era a segunda polêmica que o jovem jogador se envolvia em menos de dois meses, depois da discussão que culminou na demissão de Dorival Júnior. O destaque ficou, também, por conta do belíssimo gol marcado pelo lateral Alex Sandro, encobrindo o goleiro Fábio com um belo toque.

Em partida movimentada, Santos e Cruzeiro buscaram o gol a todo momento, porém a primeira etapa terminou com o placar zerado. O marcador foi alterado apenas aos nove minutos do segundo tempo, quando Marcel aproveitou o rebote do goleiro cruzeirense e balançou as redes.

Com a vantagem, o Santos ficou mais tranquilo, mas Zé Eduardo foi expulso pouco tempo depois por agredir Diego Renan. Mesmo com dez homens em campo, o Peixe não recuou e Edu Dracena ampliou de cabeça. Thiago Ribeiro, ainda atuando pelo Cruzeiro, descontou, mas dois bonitos gols nos últimos três minutos de jogo selaram a goleada: Alex Sandro fez um golaço e Neymar, para coroar a ótima atuação, também deixou o dele.

FICHA TÉCNICA

Santos 4 x a Cruzeiro 

Data: 25 de setembro de 2010 (sábado, 18h30)

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Árbitro: Péricles Bassols

Gols: Marcel aos 9, Edu Dracena aos 24, Thiago Ribeiro aos 35, Alex Sandro aos 43 e Neymar aos 46 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Roberto Brum, Zé Eduardo, Jonathan, Edcarlos, Fabinho, Montillo e Farías

Cartão vermelho: Zé Eduardo

Santos: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Zezinho); Roberto Brum, Arouca e Marquinhos (Adriano); Zé Eduardo, Neymar e Marcel (Alex Sandro). Técnico: Marcelo Martelotte

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Caçapa, Edcarlos e Diego Renan (Robert); Fabrício (Roger), Everton, Fabinho (Elicarlos) e Montillo; Farías e Thiago Ribeiro. Técnico: Cuca

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.