*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE
Santos e Ponte Preta defrontam-se nesta quinta-feira, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista. A disputa em Vila Belmiro é eliminatória e desta partida sairá o semifinalista da competição.
A contarmos pelo retrospecto, o torcedor santista pode ficar bastante animado. Desde que o campeonato passou a ter esta fase quartas de final, em 2011, o Peixe soma oito classificações e apenas uma eliminação. Curiosamente, a Ponte Preta é o adversário que o Santos mais enfrentou nas quartas: foram três confrontos, com duas qualificações santistas e uma dos campineiros.
Em 2011, Neymar foi decisivo e marcou o gol da vitória santista, que garantiu vaga na semifinal – o Peixe viria a ser o campeão, conquistando o bicampeonato estadual. Com uma equipe repleta de grandes jogadores, o Santos não precisou de muito esforço para bater a Ponte Preta. Aos 20 minutos da primeira etapa, o então “menino Ney” acertou violento chute de perna esquerda, sem chances para o goleiro pontepretano. Com a vantagem no placar, o time santista diminuiu o ritmo na segunda etapa, o suficiente para selar a classificação.
Esta partida diante da Ponte foi disputada dias antes do confronto contra o América, do México, o início do mata-mata da famosa campanha vitoriosa na Copa Libertadores de 2011. Naquele time, figuras marcantes como o goleiro Rafael, os históricos Léo e Elano, os ótimos Arouca e Danilo, além de Neymar, a estrela da companhia. Que saudade destes ídolos!
Lista de partidas do Santos pelas quartas de final do Paulistão:
2019 – Red Bull: classificado (2×0 e 0x0)
2018 – Botafogo: classificado (0x0 e 0x0, 3×1 nos penais)
2017 – Ponte Preta: eliminado (0x1 e 1×0, 4×5 nos penais)
2016 – São Bento: classificado (2×0)
2015 – XV de Piracicaba: classificado (3×0)
2014 – Ponte Preta: classificado (4×0)
2013 – Palmeiras: classificado (1×1, 4×2 nos penais)
2012 – Mogi Mirim: classificado (2×0)
2011 – Ponte Preta: classificado (1×0)
FICHA TÉCNICA
Santos 1 X 0 Ponte Preta
Data: 23 de abril de 2011 (sábado, 16h)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Público: 11.225 pagantes
Renda: R$ 402.740,00
Juiz: Rodrigo Braghetto
Gol: Neymar, aos 20 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Arouca e Danilo (S); Leandro Silva, Válber e Gil (PP)
Santos: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca, Danilo, Elano (Adriano) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo (Keirrison). Técnico: Muricy Ramalho
Ponte Preta: Bruno; Guilherme (Eduardo Arroz), Leandro Silva, Ferrón e João Paulo; Mancuso (Renan), Josimar, Gil e Válber; Renatinho e Márcio Diogo (Rômulo). Técnico: Gilson Kleina
*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Deixar um comentário