André, Robinho e Neymar comemoram gol na vitória diante do Atlético em 2010 (Crédito: Divulgação CBF)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Santos e Atlético Mineiro se enfrentam nesta quinta-feira, na partida de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os clubes se enfrentaram na edição de 2010, porém na fase quartas de final. Na campanha que culminou com o primeiro título do Peixe na competição, os alvinegros praiano e mineiro fizeram o jogo de volta também com o mando do Santos, àquela ocasião em Vila Belmiro. A vitória santista por 3 a 1 foi suficiente para a sequência no torneio.

A partida ganhou sabor especial pelas polêmicas ocorridas após o primeiro jogo. Na comemoração do título paulista, dias antes, os jogadores do Santos entoaram cantos direcionados ao técnico do Galo, Vanderlei Luxemburgo. “Vanderlei, pode esperar, a sua hora vai chegar”, cantaram os santistas, com o coro puxado pelo atacante Robinho. O técnico adversário entendeu a citação em tom provocativo e aproveitou a imprensa para atacar os jogadores do Peixe. Hostilizado pela torcida, jurou jamais voltar a treinar o Santos – por enquanto, promessa que se mantém cumprida.

Com a bola rolando, o Santos quebrou a vantagem do Galo logo aos 17 minutos, com gol de André. Mais aliviado ao abrir o placar, o Santos ampliou com Neymar a um minuto do fim do primeiro tempo. A euforia em Vila Belmiro durou dois minutos, pois Correa descontou e trouxe o Atlético de volta ao jogo.

No retorno do intervalo, o Peixe precisou de apenas quatro minutos para selar a classificação: Wesley recebeu de Edu Dracena e fuzilou o goleiro Aranha. A vitória santista classificou a equipe para a fase seguinte – esperamos que a história se repita nesta quinta no Pacaembu.

Em 2010, depois de bater o Galo, o Peixe derrubou Grêmio e Vitória no caminho ao título da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 1 Atlético Mineiro

Data: 5 de maio de 2010 (quarta-feira, às 21h45)

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Público: 12.245 pagantes

Renda: R$ 278.400,00

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)

Gols: André aos 17, Neymar aos 44 e Correa aos 46 minutos do primeiro tempo; Wesley aos 4 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Neymar, Ricardinho e Diego Tardelli

Cartão vermelho: Fabiano

Santos: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca, Wesley, Paulo Henrique Ganso; Neymar (Zé Love), Robinho e André. Técnico: Dorival Júnior

Atlético Mineiro: Aranha; Carlos Alberto, Jairo Campos, Werley e Júnior (Marques); Zé Luís, Correa (Evandro), Fabiano e Ricardinho (Leandro); Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.