Léo é um dos maiores ídolos da história do Peixe (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

A temporada de 2013 do Santos foi para todo torcedor esquecer. Ainda comandado por Muricy Ramalho no primeiro semestre, o Peixe viu o sonho do tetracampeonato paulista escapar em plena Vila Belmiro. Logo na sequência, a torcida lamentou a ida de Neymar para o Barcelona depois de anos de glórias no clube. Pior: na estreia do Menino da Vila no clube espanhol o Santos amargou uma das piores derrotas de sua história.

Ou seja, faltavam motivos para sorrir. Já sem Muricy, que fora demitido após o mau futebol jogado e consequente falta de resultados, Claudinei Oliveira assumiu interinamente com o objetivo de colocar ordem na casa. O jovem treinador até conseguiu dar padrão ao time, com lampejos esporádicos como naquela noite de 02 de outubro na Vila Belmiro contra o São Paulo, comandando justamente por Muricy.

Como de costume, o Santos tomou a iniciativa e chegou com perigo ao gol defendido por Rogério Ceni. As melhores jogadas partiam do trio Cícero, Thiago Ribeiro e William José. Mas foi na bola parada, com Edu Dracena, que o Peixe abriu o placar aos 22 minutos. O São Paulo passou a atacar mais e o lateral Douglas perdeu uma chance inacreditável, já com o goleiro Aranha no chão e o gol totalmente aberto. No fim do primeiro tempo, Alison deu entrada violenta e foi expulso.

Mesmo com um a menos, o Santos não sofreu e ainda conseguiu dois gols em boas jogadas do lateral Cicinho. Na primeira, ele serviu Thiago Ribeiro que, de chapa, não deu chances a Ceni. No apagar das luzes, Cicinho deu na medida para Léo, sempre ele, fuzilar o gol e dar números finais à partida.

Além de Alison, outro que esteve em campo naquela noite e estará novamente neste sábado foi o zagueiro Gustavo Henrique. Em seu primeiro ano como profissional, o beque já dava mostras que poderia fazer bonito com a camisa alvinegra e ajudou o time a alcançar a sétima posição na tabela de classificação.

FICHA TÉCNICA

Loca: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Data: 02/10/2013

Gols: Edu Dracena, Thiago Ribeiro e Léo

Santos: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Arouca, Leandrinho (Everton Costa) e Cícero; Thiago Ribeiro (Léo) e William José (Renê Junior). Técnico: Claudinei Oliveira

São Paulo: Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Edson Silva (Aloísio) e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Jadson (Maicon) e Ganso; Osvaldo (Lucas Evangelista) e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho

Confira abaixo os gols daquele confronto inesquecível.

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.