Pelé fazia gol de tudo quanto é forma… falta, pênalti, cabeça, bicicleta, bola rolando… o Rei fazia até chover (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Santos e Palmeiras enfrentam-se neste domingo em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo do Morumbi promete muitas emoções, como é bastante comum quando os rivais se enfrentam em partidas pela maior competição do país. Pelo Brasileirão, foram 73 jogos, com supremacia santista: 28 vitórias, contra 20 dos palmeirenses (além de 25 empates).

Dentre as 28 vitórias alvinegras, vamos relembrar a ocorrida em 1974. Disputada em 20 de abril, a partida marcou a última vez que Pelé balançou as redes no estádio do Pacaembu. Foi o último de 113 gols marcados no estádio paulistano, em 144 partidas.

Muito já se especulava sobre sua aposentadoria, afinal o contrato acabaria em outubro e Pelé já havia se despedido da Seleção Brasileira. Antes da bola rolar, surgiram boatos de que seria a última partida do Rei, mas para alívio dos santistas, o fato não se confirmou. A única despedida naquela tarde foi de Pepe, que deixou o cargo de treinador após a peleja pois foi promovido a supervisor do clube.

Mesmo em fase final de carreira, Pelé foi determinante no triunfo santista. Aos 10 minutos de jogo, deu belíssimo passe para o meia Brecha, que não perdoou o goleiro Sérgio. Cinco minutos depois, foi a vez de Nenê ir às redes, ampliando o marcador: 2 a 0 para o Peixe.

Atuando com alguns reservas, o Palmeiras foi presa fácil para o time Alvinegro Praiano. Logo aos seis minutos, boa trama no ataque santista culminou com a bola nos pés de Pelé, que dominou e tocou suavemente na saída do goleiro alviverde. Próximo ao final do jogo, o Rei participou ativamente do gol que fechou o placar. Cobrou falta com violência, o goleiro adversário bateu roupa e o ponteiro Fernandinho, esperto, apareceu para empurrar para o gol.

Santos 4 x 0 Palmeiras

Campeonato Brasileiro de 1974

Data: 20 de abril de 1974

Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)

Público: 23.139 torcedores

Renda: Cr$ 182.116,00

Juiz: Dulcídio Wanderley Boschilia (SP)

Gols: Brecha aos 10 e Nenê aos 15 minutos do primeiro tempo; Pelé aos 6 e Fernandinho aos 39 do segundo tempo

Palmeiras: Sérgio; Eurico, João Carlos, Polaco e Zeca; Jair Gonçalves e Dudu; Edu Bala, Celso (De Rosis), Careca e Nei. Técnico: Oswaldo Brandão

Santos: Cejas; Hermes, Vicente, Bianchi e Zé Carlos; Nelsi e Brecha; Fernandinho, Pelé, Nenê (Adílson) e Mazinho. Técnico: Pepe

Confira abaixo os gols daquela goleada alvinegra que está na história do clássico.

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.