Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Antes de falar sobre esta partida histórica contra o Cruzeiro, precisamos explicar um pouco sobre o contexto daquele Brasileirão 2012, que foi atípico para o Santos e sua torcida. Neymar vivia um grande momento, mas a jovem estrela só conseguiu participar de 18 partidas daquele certame devido a convocações para amistosos da seleção principal, participação nos Jogos Olímpicos de Londres, além de suspensões e lesões. Ou seja, o atacante participou de menos de um turno do campeonato.
Com ele em campo, o Peixe teve aproveitamento de 59%, o que seria suficiente para a equipe terminar na quarta colocação. Em determinado momento da disputa, no mês de setembro, Neymar só havia atuado em nove das 25 partidas do time, com aproveitamento de 74%, maior do que o campeão Fluminense. Porém, sem Neymar, o elenco comandado por Muricy Ramalho alcançou apenas 30% dos pontos, aproveitamento que rebaixaria a equipe.
Como não poderia ser diferente, Neymar foi a estrela daquele 4 a 0 contra o Cruzeiro em pleno Estádio Independência, em Belo Horizonte. Foram três gols e uma assistência para o tento de Felipe Anderson, além de inúmeras jogadas de efeito. A torcida celeste não resistiu e ovacionou o craque alvinegro.
O show santista começou logo aos 11 minutos do primeiro tempo. Arouca fez bela jogada pela ponta direita e rolou na medida para Neymar. O capitão santista chegou batendo de primeira para vencer o goleiro Fábio e colocar o Peixe na dianteira do placar.
O Cruzeiro então criou algumas chances, mas o Santos estava arrasador, principalmente nos contra-ataques. Após desperdiçar duas chances claríssimas, o Santos chegou ao segundo gol. André Rolou para Neymar, que com calma ajeitou a bola e bateu entre as pernas do defensor para fazer o segundo. Na comemoração as famosas dancinhas.
Logo no início do segundo tempo, Neymar resolveu novamente. O camisa 11 disparou pela esquerda e serviu para Felipe Anderson fazer o terceiro. A torcida cruzeirense reverenciou o craque santista, que retribuiu com diversos acenos. O quarto gol santista foi uma pintura. Mirallles e Felipe Anderson envolveram a zaga adversária com uma linda tabela e o argentino cruzou na medida para Neymar dar números finais ao jogo.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 0 x 4 Santos
Data: 03 de novembro de 2012 (sábado)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 16.331
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Gols: Neymar aos 11min e aos 35min do primeiro tempo; Felipe Anderson aos 7min e Neymar aos 36min do segundo tempo
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Rafael Donato (Willian Magrão), Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Fabinho), Charles e Montillo; Martinuccio (Wellington Paulista) e Anselmo Ramon. Técnico: Celso Roth.
Santos: Rafael; Rafael Galhardo, Bruno Rodrigo, Durval e Juan (Gérson Magrão); Adriano, Henrique, Arouca e Felipe Anderson; Neymar e André (Miralles). Técnico: Muricy Ramalho.
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Confira abaixo os melhores momentos daquela partida.
Deixar um comentário