Diego Souza foi o carrasco do Peixe em 2007. Ele depois de perambular pelo futebol, voltou ao Grêmio e enfrentará nesta noite o Santos (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

A noite de 06 de junho de 2007 está marcada na memória do torcedor santista. Afinal, por um detalhe da regra da Copa Libertadores, o Santos não avançou para mais uma final do torneio Continental. Mas isso não apagou a excelente performance da equipe naquela partida frente ao Grêmio e em toda campanha.

No jogo de volta da semifinal o Santos pressionou o Grêmio de todas as maneiras em busca do quarto gol que lhe garantiria o direito de enfrentar o Boca Juniors em uma espécie de tira-teima, já que ganhamos em 1963 e perdemos em 2003.

Só que o gol marcado por Diego Souza no início do confronto derradeiro fez os gaúchos avançarem. Depois do gol, o que poderia ser o prenúncio de uma eliminação fácil se transformou em uma jornada inesquecível. Sim, o Santos foi para o ataque o tempo inteiro e conseguiu o empate ainda no primeiro tempo com Renatinho, que pouco fez em sua passagem pelo Santos, mas na ocasião estava iluminado.

Iluminado também pela presença do Rei Pelé, que vibrou com o segundo gol de Renatinho na partida, o da virada, já na segunda etapa. E coube a Zé Roberto, que honrosamente vestiu a camisa mais famosa do mundo, incendiar de vez a Vila Belmiro: 3 a 1. Faltavam ainda 15 minutos e os quase 20 mil torcedores presentes ao alçapão empurraram o time de todas as maneiras.

O quarto gol não saiu, mas assim que o árbitro Carlos Torres apitou o final do jogo, a torcida reconheceu o esforço do time e aplaudiu sem parar. O Grêmio, conhecido por ser um time copeiro, havia feito sua parte no jogo de ida, quando ganhou em seus domínios por 2 a 0.

Fica a lição de trazer um bom resultado do Sul nesta quarta-feira para o drama ser menor em Santos. Dessa vez será diferente!

FICHA TÉCNICA

Semifinal da Copa Libertadores da América de 2007

Santos 3×1 Grêmio

Data: 06/06/2007

Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)

Gols: Diego Souza aos 23 e Renatinho aos 46 do primeiro tempo; Renatinho aos 15 e Zé Roberto aos 31 do segundo tempo

Santos: Fábio Costa; Alessandro (Rodrigo Tabata), Adaílton, Domingos e Kleber; Rodrigo Souto, Cleber Santana, Pedrinho (Moraes) e Zé Roberto; Renatinho (Jonas) e Marcos Aurélio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Grêmio: Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Gavilán, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco (Edmilson); Carlos Eduardo (Ramon) e Douglas (Lucas). Técnico: Mano Menezes

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.