Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*
Santos e São Paulo disputaram partidas emocionantes ao longo da história do Campeonato Brasileiro. No ano de 1998, os santistas levaram a melhor e venceram por 3 a 1. O triunfo pôs fim ao incômodo jejum de sete anos sem vitórias no estádio tricolor (sete derrotas e três empates no período).
Além da boa atuação, destaque para a presença do torcedor santista – maioria entre os mais de 20 mil presentes ao estádio. “Nem parecia que o São Paulo era o dono da casa. As arquibancadas do Morumbi estavam tomadas pelos santistas – em festa”, escreveu o jornalista Emerson Couto, em seu relato no jornal O Estado de S. Paulo.
Os santistas foram superiores na primeira etapa, apesar do baixo nível técnico. Os tricolores só chegavam em jogadas de bola parada. Com boas trocas de passe e velocidade, o Santos esteve perto do gol em três oportunidades, com Aristizábal, Anderson e Jorginho.
Na etapa complementar, o Santos foi castigado logo no início, quando Dodô desviou um cruzamento de França e abriu o placar. Melhor em campo, os alvinegros não se abateram e prosseguiram com o controle da partida.
Aos 13, Lúcio recebeu de Aristizábal, ganhou do defensor e fuzilou para empatar. Logo após o gol, o volante Capitão foi expulso. Com um a mais, o técnico Emerson Leão colocou o jovem Adiel em campo e o atacante foi fundamental para a virada. Foi dele o passe para Jorginho fazer 2 a 1.
Com amplo domínio, os santistas poderiam ter feito mais gols. Já nos acréscimos, o lateral Athirson aproveitou ótima jogada de Narciso e fez o terceiro gol. Com a vitória, o Santos encerrou a sétima rodada do Brasileirão de 1998 como líder da competição – ao lado do Corinthians, com 17 pontos ganhos.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 1 x 3 Santos
Data: 23 de agosto de 1998 (domingo)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 20.988 torcedores
Árbitro: Sidrack Marinho dos Santos (SE)Gols: Dodô aos 4, Lúcio aos 13, Jorginho aos 24 e Athirson aos 48 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Athirson, Argel, Zé Carlos, Marcelinho Paraíba, Dodô, Edmílson, Bordon, Márcio Santos e França
Cartão vermelho: CapitãoSão Paulo: Rogério Ceni; Zé Carlos (Gallo), Márcio Santos, Bordon e Serginho; Capitão, Edmílson, Fabiano e Souza (Dodô); Marcelinho Paraíba (Reinaldo) e França. Técnico: Nelsinho Baptista.
Santos: Zetti; Anderson, Argel, Jean e Athirson; Claudiomiro, Narciso, Jorginho (Baiano) e Lúcio; Aristizábal (Adiel) e Viola. Técnico: Emerson Leão.
*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Deixar um comentário