Pelé fez oito gols e até chover contra o Botafogo naquela tarde (Crédito: Antonio Lucio / Divulgação)

Há exatos 63 anos, Pelé assinava seu primeiro contrato profissional com o Santos. O fato foi realizado em 25 de junho de 1957. E nesta quinta-feira, 25 de junho de 2020, um novo fato surge na vida do craque: surge na data de hoje o projeto “Exagero do Rei”.

O jogo histórico contra o Botafogo de Ribeirão Preto de 1964, goleada por 11 a 0, ganhará um livro. Naquela partida memorável, debaixo de chuva, Pelé marcou oito vezes, estabelecendo um recordo de gols de um mesmo jogador em uma única partida. O confronto teve ainda gol olímpico de Pepe e tentos de Coutinho e Toninho Guerreiro.

Dos 11 gols, só quatro foram publicados por jornais na época e o duelo não foi televisionado. Mas aqueles outros sete gols vão ganhar vida depois de mais de 50 anos.

A jornalista Silvia Herrera, filha do fotógrafo Antonio Lucio, achou nos arquivos do seu saudoso e falecido pai imagens daquele jogaço. E um livro está nascendo. Com pesquisas e textos dos jornalistas Antero Greco e Roberto Salim, a edição está programada para ser lançada em 21 de novembro desse ano, quando o jogo completará 56 anos. Nesse segundo semestre o Rei chegará aos 80 anos e essa é mais uma homenagem a ele.

Serão 240 páginas com 88 fotos em preto e branco daquela partida. Todos os gols e comemorações, nunca vistos, estarão nessa obra da Capella Editorial.

Para o lançamento do livro, foi lançado uma campanha de crowdfunding, que terá duração de 60 dias. Clique aqui e saiba como você pode contribuir para esse projeto.