Um lance polêmico marcou o primeiro tempo de América-MG 2 x 1 Santos, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na noite da última sexta-feira (24). O goleiro do Santos, João Paulo, caiu lesionado, e Renato Marques, do América-MG, ignorou a gravidade da lesão e tocou a bola para o gol vazio.
Após o jogo, diversos jornalistas deixaram suas opiniões sobre o lance, e a grande maioria criticou a atitude do atleta do Coelho.
Confira abaixo as falas de alguns em programas ou redes sociais.
Alex (Sportv)
O ex-jogador Alex, atualmente comentarista do SporTV, foi um dos mais veementes críticos da atitude de Renato Marques. Alex afirmou que o América-MG deveria sentir vergonha pelo resultado e classificou a vitória como “suja”.
“O América-MG tinha que ter vergonha de terminar o jogo ganhando. Toda a briga no final era esperada pela falta do fair play, do respeito e até do caráter que aconteceu no jogo. Não tem clima para discutir o jogo a partir de uma situação dessa. O América não tem nada que comemorar. Pra mim é um resultado sujo, foi desnecessário. O Juninho falou, mas não agiu. Jogaram o segundo tempo como se não tivesse acontecido nada. E comemoram um resultado com um gol que veio tirando proveito de uma situação com uma falta de sensibilidade gigante”, disse Alex.
Fábio Sormani (YouTube)
Fábio Sormani, em suas redes sociais, também criticou duramente Renato Marques, afirmando que o jogador ficará marcado negativamente entre os atletas. Para Sormani, o atacante desperdiçou uma oportunidade de mostrar ética e, em vez disso, optou por uma “malandragem” que será lembrada de forma negativa.
“Esse Renato Marques perdeu a chance de entrar para a história do futebol brasileiro e mundial. Deu uma de malandro e o tiro vai sair pela culatra. Jogador tem código de ética. Ele está marcado. Jamais será esquecido. Será sempre mal visto entre os boleiros”, escreveu o jornalista.
Juca Kfouri (Uol)
Juca Kfouri, escrevendo para seu blog no UOL, classificou o gol de Renato Marques como o “mais nojento do ano”, devido à circunstância em que foi marcado, aproveitando-se da lesão de João Paulo.
“Se ontem no Morumbi o goleiro Axel, do Águia Marabá, fez a defesa mais espetacular da temporada brasileira, hoje, no Horto, o atacante Renato Marques fez o gol mais nojento do ano, ao se aproveitar de lesão do goleiro João Paulo, aos 15 minutos”, escreveu Juca.
Conrado Santana (TV Globo)
Conrado Santana, da TV Globo, sugeriu que o América-MG deveria ter permitido que o Santos marcasse um gol em resposta. Ele também criticou a falta de ação após o acontecido e disse que as declarações do capitão do América, Juninho, não se refletiram em gestos durante o jogo.
“Bonito mesmo teria sido o América, capitaneado pelo Juninho, ter deixado o Santos fazer o gol do outro lado. Dar entrevista não achei nada demais”, escreveu em suas redes sociais.
“Craque” Neto defende atacante
No entanto, nem todos condenaram Renato Marques. Durante a transmissão da Band, o ex-jogador Neto afirmou que ele também teria marcado o gol na mesma situação. O narrador Téo José concordou, destacando o calor do momento e a possibilidade de Renato não ter percebido a lesão de João Paulo.
“Julgar o menino em um momento desse é muito difícil. Vou falar, eu faria o gol também. Não vou ficar em cima do muro não. Não teve nada de irregular na jogada. O João Paulo errou, a contusão dele é em um segundo lance. Se essa bola sobra pra mim, eu meto para o gol”, opinou Neto.
“Não vou ficar em cima do muro também não. Você está ali, no calor do lance, qual o seu objetivo? Fazer gol. Aí você vê o goleiro errando primeiro, eu também faria o gol. De repente ele nem viu o goleiro machucando”, complementou o narrador.
Thiago Reis, apresentador da TV Alterosa, também defendeu Renato Marques, alegando que a lesão de João Paulo foi um evento atípico e que qualquer jogador teria aproveitado a oportunidade para marcar o gol.
“Quanto ao lance polêmico, nenhuma culpa do Renato Marques. Melhoras ao João Paulo, mas a lesão e a queda foram muito atípicas. Qualquer um teria feito o gol”, declarou em suas redes sociais.
Leia também:
Isso o problema nem é o Renato ter feito o gol naquele momento não dava pra saber se o goleiro simulando ou não mas depois sim se os caras tivessem um pingo de decência teriam resolvido isso e não adianta o Juninho fazer discurso pra inglês ver e na prática nada aconteceu se fossem honrados no vestiário teriam feito algo agora esperar algo no país criador do “””jeitinho brasileiro”””” a mania nossa de querer levar vantagem em tudo é demais é por essas e outras que brasileiro é mal visto em qualquer lugar do planeta e eu concordo somos uma nação de malandrinhos F.C e todos achamos isso lindo demais quando deveríamos achar nojento mesmo…
O Neto é um escroto. O que esperar de um sujeito que cospe em um árbitro? O imbecil cuspi no árbitro José Aparecido de Oliveira. Mau caráter, sujo. O que as pessoas deveriam fazer é parar de ver o programa dele. O dia que ninguém ver aquela merda ele perde o emprego. E o Téo José também é escroto.
Escroto é o demônio que vc defende, é muita cara de pau para uma pessoa só, engraçado um dia aparece o Alberto C Farias, no outro vc ,
Cara, vai dar meia de c. com o relógio parado. Deixa de ser trouxa. Só fala no Rueda…Melhor prestar atenção no MT e no Alexandre Gallo. Olho neles, trouxão.
É o que vc já faz com seu velho , por isso defende tanto esse demônio, cadê seu para Alberto, esqueci É vc mesmo , dois idiotas num só
Não existe mais trouxa de quem se manteve ao lado daquele ser que derrubou o Santos
Menino de vó, em nível de escrotidão, você ganha de goleada do Neto !
Como está o seu vovô babão de nota 7?
O Sormani deve tá pulando de alegria de tanto que ele desse a lenha no JP , já vez vários vídeos detonando o JP e pedindo o Brazao como titular , tá feliz agora Sormani?
Essa polêmica está servindo para camuflar o péssimo desempenho do Santos FC no segundo tempo. O Santos FC, que até conseguiu achar o empate, sucumbiu por suas próprias deficiências. O Carille, que optou por ficar com jogadores a menos quando colocou Patrick, Nonato, Serginho, Rainer, não pode se fazer de vitima..
Em várias partidas de futebol, já vimos o goleiro se contundir depois de esgotadas as substituições e o técnico forçado a improvisar um jogador da linha para atuar no gol. Também ja vimos times terminando a partida com jogador a menos por contusão. Nessas situações, nunca houve o “fair play” de o time adversário também trocar o seu goleiro por um jogador da linha ou retirar um jogador para igualar as condições. Muito pelo contrário, a orientação sempre é de chutar de fora da área para explorar a vulnerabilidade ou se aproveitar da vantagem de ter um jogador a mais. Numa prova atletismo, numa prova de natação, numa prova de ciclismo, ninguém para porque um atleta sentiu uma contusão. No judô quando o adversário desiste por contusão, o judoca entra sozinho no tatami e é declarado vencedor. Então, a conduta do jogador do America não merece a lacracao, ainda mais porque não se sabia da gravidade da lesão do Joao Paulo. Quantas vezes ja vimos jogadores simulando contusão?
Vc é muito,mas muito mal informado.
Exatamente nos esportes olímpicos é vieram as mais belas destas demostrações de fair play.
Estuda um pouco.
Aliás a Terra é redonda
Tudo é uma questão de caráter. Caráter não se compra na feira, nem em supermercado, caráter ou vc tem ou vc não tem. Ah o jogador não percebeu a situação. Tanto percebeu que nem comemorpu o gol, ficou com cara de “xiii fiz meeda”. Agora falar sobre Neto, prefiro não perder.meu tempo, que não vejo, não leio e não escuto esse, aliás nenhum desses. Neto, Sormani, Juca, esses caras agridem minha inteligência.
Tem camarada por aqui que está criticando o jogador do América mas está comemorando a contusão do JP.
Que moral um cidadão desse tem pra criticar alguém, nome disso é mau cartismo e hipocrisia.
João Paulo que tenha uma excelente recuperação e volte mais forte , quanto ao jogador do América concordo em tudo com a opinião do Alex (conforme a matéria)
Sinceramente futebol pra mim sempre foi diversão mas depois dessa partida vergonhosa penso até em desistir de assistir futebol, cancelar minha premiere pra assistir jogos e sócio torcedor, foi vergonha total o que aconteceu, mas reflete bem o que é o país chamado Brasil o brasileiro não é a toa que é considerado lixo quando vai ao exterior e não é sem motivos, o tal jeitinho brasileiro que é apregoado como algo malandro e positivo é algo sórdido, nojento, enfim o tal FAIR PLAY pra mim morreu e foi sepultado nesse jogo…
No calor do jogo, acho que teria chutado para o gol…mas analisando friamente, estou convicto que o Fair Play deveria prevalecer em todos os momentos…é questão de ética!
É a tentação …e o jogador não resistiu a ela!
E muitos defendem esse tipo de atitude…independente da moral e bons costumes…afinal, o importante é vencer!
Felizmente foi só um jogo de futebol…mas e na vida?
Sejamos sempre justos…porque chegará o dia do juízo final…
O problema não foi o gol do Renato Marques!!! O problema foi pós-gol!!! O Santos deu a saída de bola tocando para a defesa do ameriquinha esperando que eles marcassem um gol contra como fair play!!! Mas eles não marcaram este gol nobre e partiram para o ataque!!! O Santos deveria ter deixado eles marcarem o terceiro logo em seguida pois este terceiro gol seria muito mais humilhante para o ameriquinha e principalmente para seus jogadores!!! O tal de Alê mostrou que realmente não tem caráter nenhum!!! O tal de Juninho pediu desculpas no intervalo mas não tomou a atitude de marcar o gol contra de fair play!!! No final, ganhando de 2×1, eles ainda tiveram a chance do gol contra de fair play mas preferiram garantir a vitória!!! Vergonha que vai rodar o mundo!!!