Fábio Sormani foi um dos mais veementes críticos ao lance (Divulgação/ESPN)

Um lance polêmico marcou o primeiro tempo de América-MG 2 x 1 Santos, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na noite da última sexta-feira (24). O goleiro do Santos, João Paulo, caiu lesionado, e Renato Marques, do América-MG, ignorou a gravidade da lesão e tocou a bola para o gol vazio.

Após o jogo, diversos jornalistas deixaram suas opiniões sobre o lance, e a grande maioria criticou a atitude do atleta do Coelho.

Confira abaixo as falas de alguns em programas ou redes sociais.

Alex (Sportv)

O ex-jogador Alex, atualmente comentarista do SporTV, foi um dos mais veementes críticos da atitude de Renato Marques. Alex afirmou que o América-MG deveria sentir vergonha pelo resultado e classificou a vitória como “suja”.

“O América-MG tinha que ter vergonha de terminar o jogo ganhando. Toda a briga no final era esperada pela falta do fair play, do respeito e até do caráter que aconteceu no jogo. Não tem clima para discutir o jogo a partir de uma situação dessa. O América não tem nada que comemorar. Pra mim é um resultado sujo, foi desnecessário. O Juninho falou, mas não agiu. Jogaram o segundo tempo como se não tivesse acontecido nada. E comemoram um resultado com um gol que veio tirando proveito de uma situação com uma falta de sensibilidade gigante”, disse Alex.

Fábio Sormani (YouTube)

Fábio Sormani, em suas redes sociais, também criticou duramente Renato Marques, afirmando que o jogador ficará marcado negativamente entre os atletas. Para Sormani, o atacante desperdiçou uma oportunidade de mostrar ética e, em vez disso, optou por uma “malandragem” que será lembrada de forma negativa.

“Esse Renato Marques perdeu a chance de entrar para a história do futebol brasileiro e mundial. Deu uma de malandro e o tiro vai sair pela culatra. Jogador tem código de ética. Ele está marcado. Jamais será esquecido. Será sempre mal visto entre os boleiros”, escreveu o jornalista.

Juca Kfouri (Uol)

Juca Kfouri, escrevendo para seu blog no UOL, classificou o gol de Renato Marques como o “mais nojento do ano”, devido à circunstância em que foi marcado, aproveitando-se da lesão de João Paulo.

“Se ontem no Morumbi o goleiro Axel, do Águia Marabá, fez a defesa mais espetacular da temporada brasileira, hoje, no Horto, o atacante Renato Marques fez o gol mais nojento do ano, ao se aproveitar de lesão do goleiro João Paulo, aos 15 minutos”, escreveu Juca.

Conrado Santana (TV Globo)

Conrado Santana, da TV Globo, sugeriu que o América-MG deveria ter permitido que o Santos marcasse um gol em resposta. Ele também criticou a falta de ação após o acontecido e disse que as declarações do capitão do América, Juninho, não se refletiram em gestos durante o jogo.

“Bonito mesmo teria sido o América, capitaneado pelo Juninho, ter deixado o Santos fazer o gol do outro lado. Dar entrevista não achei nada demais”, escreveu em suas redes sociais.

“Craque” Neto defende atacante

No entanto, nem todos condenaram Renato Marques. Durante a transmissão da Band, o ex-jogador Neto afirmou que ele também teria marcado o gol na mesma situação. O narrador Téo José concordou, destacando o calor do momento e a possibilidade de Renato não ter percebido a lesão de João Paulo.

“Julgar o menino em um momento desse é muito difícil. Vou falar, eu faria o gol também. Não vou ficar em cima do muro não. Não teve nada de irregular na jogada. O João Paulo errou, a contusão dele é em um segundo lance. Se essa bola sobra pra mim, eu meto para o gol”, opinou Neto.

“Não vou ficar em cima do muro também não. Você está ali, no calor do lance, qual o seu objetivo? Fazer gol. Aí você vê o goleiro errando primeiro, eu também faria o gol. De repente ele nem viu o goleiro machucando”, complementou o narrador.

Thiago Reis, apresentador da TV Alterosa, também defendeu Renato Marques, alegando que a lesão de João Paulo foi um evento atípico e que qualquer jogador teria aproveitado a oportunidade para marcar o gol.

“Quanto ao lance polêmico, nenhuma culpa do Renato Marques. Melhoras ao João Paulo, mas a lesão e a queda foram muito atípicas. Qualquer um teria feito o gol”, declarou em suas redes sociais.

Leia também: