O zagueiro Kaiky foi o escolhido pelo então técnico do Santos, Ariel Holan, para substituir Lucas Veríssimo, vendido ao Benfica, de Portugal. Inclusive, o Menino da Vila usa a camisa deixada por Veríssimo, a 28. O jogador de 17 anos rapidamente chamou atenção pela liderança em campo, mesmo jovem, e pela boa saída de bola.
Pela Libertadores, o jogador tem bons números. Entre atletas com pelo menos 100 passes, ele ocupa a segunda posição em passes certos (207), com 97% de aproveitamento, segundo dados do Footstats. Com 270 minutos em campo, o jogador cometeu apenas uma falta na edição 2021 da Copa.
Além das qualidades com a bola no pé, o jogador se destaca na bola aérea. Foi dele o gol da vitória contra o Deportivo Lara, na primeira fase da Libertadores, na vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro. Esse gol rendeu a terceira posição do jogador mais jovem a marcar na Libertadores. O primeiro lugar é do também santista, Ângelo.
O vínculo do defensor com o Peixe vai até novembro de 2023 e sua multa contratual está estipulada em 70 milhões de euros (R$ 468,3 milhões na cotação atual). O Ajax, da Holanda, já sondou o atleta nesta temporada.
Este sim é nosso novo raio, junto com Sandry e Kaio Jorge se este ultimo nao deixar os cifores subir a cabeça serao os tres que encherão os cofres do santos…Tbm tem o Pirane que parece se firmar com menos talento, mas tbm bom, Mas Kayke este sim é o raio..
Bom zagueiro, tem habilidade com os pés. Precisa aprimorar fundamentos em bola aérea, em razão da sua altura.Precisa melhora posicionamento dentro da area. Tem tudo para crescer.