O técnico Kleiton Lima pediu afastamento do cargo no comando das Sereias da Vila. O Santos, que já repensava a permanência ou não do treinador depois de protestos e repercussão mundial, terá o auxiliar Wesly Otoni no comando do feminino. Kleiton havia retornado ao time após sete meses depois de um caso polêmico e comandou a equipe em apenas um jogo. O treinador teria rececido até ameaças de morte.
“Para preservar sua família, sua integridade e o próprio Santos Futebol Clube, Kleiton Lima solicitou hoje afastamento do cargo de técnico das Sereias da Vila. Por ser tratar de uma decisão pessoal, o Santos Futebol Clube aceitou o pedido e reiterou sua confiança de que o assunto seja definitivamente encerrado. Desde a sua contratação, o treinador vem sofrendo críticas e nos últimos dias até ameaças de morte em razão das acusações feitas no ano passado. Mesmo convicto de que não cometeu nenhum dos atos pelos quais é acusado, Kleiton Lima entendeu que seu pedido de afastamento é a melhor opção para preservar todas as partes. Wesly Otoni assumirá interinamente o cargo de técnico das Sereias da Vila”, publicou o clube em nota.
Kleiton saiu do clube em setembro do ano passado após 19 cartas anônimas de jogadoras relatando assédio moral, sexual e cobrando por melhorias e mais competitividade na modalidade. O técnico foi anunciado de volta ao Peixe no dia 2 de abril e apresentado em coletiva no último dia 9 de abril.
O técnico ao lado de Alexandre Gallo, coordenador de futebol, e Thais Picarte, coordenadora de futebol feminino, afirmaram sobre a responsabilidade do Santos com a verdade e sobre inverdades nos relatos. Picarte ainda reforçou ter conversado com ex-atletas e não ter encontrado nada, mas 10 das 14 jogadoras que saíram ao fim da temporada se posicionaram nas redes sociais e falaram que não foram procuradas pelo clube para saber o que aconteceu.
São elas: as goleiras Camila, Jully e Anna Bia; como as zagueiras Kaká e Tayla; um lateral Gi Fernandes; a volante Brena e as atacantes Cristiane, Tainá Maranhão e Jourdan Ziff. Além da atacante Bianca Gomes, que havia rescido com as Sereias na mesma semana de setembro, também se posicionou nas redes.
Outros relatos anônimos começaram a aparecer em matérias de outros veículos. Enquanto isso, Kleiton foi regularizado no BID da CBF e comandou o Santos na derrota para o Corinthians por 3 a 1, na Vila Belmiro, pela quinta rodada do Brasileirão, na última sexta-feira (12). A atacante Ketlen, que marcou ao Peixe, foi a única a abraçar o treinador na comemoração.
Já as adversárias, taparam a boca como forma de protesto durante o hino nacional antes da partida e também na comemoração do gol sobre a equipe santista. Porém, os protestos se espalharam na rodada do Brasileiro Feminino.
O jogo registrado nos cliques do @rodrigogazzanel 📸 pic.twitter.com/NEM4uSdRep
— Corinthians Futebol Feminino (@SCCPFutFeminino) April 13, 2024
No jogo entre Palmeiras e Avaí/Kindermann, as jogadoras fizeram o mesmo sinal de boca tapada e destaque para a camisa 19 por conta do número de cartas relatando os assédios. No clássico mineiro, entre América-MG e Atlético-MG também. Os protestos seguiram pelas cruzeirenses no jogo contra o Real Brasília. E as são paulinas e botafoguenses também marcaram os protestos.
Juntos nesta causa! #QuebreOSilêncio 🫢 pic.twitter.com/gvQxFDx8Ua
— Cruzeiro Feminino 🦊 (@CruzeiroFem) April 13, 2024
O caso também teve repercussão mundial com o jornal francês se posicionando. Elas voltam a campo diante o Avaí/Kindermann no sábado (20), às 15 horas, em Caçador.
Les joueuses de clubs féminins professionnels brésiliens ont affiché leur mécontentement ce week-end concernant le retour au club de l'entraîneur de Santos Kleiton Lima, accusé l'an dernier de harcèlement sexuel et moral par plusieurs sportives https://t.co/m6sLOCJS13 pic.twitter.com/n1VoxgkBaG
— L'ÉQUIPE (@lequipe) April 14, 2024
Leia também:
É um assunto muito delicado. Cada um tem uma opinião. Inclusive, me exaltei com um dos amigos aqui, que foi o Edson, e peço-lhe desculpas pelo tom acintoso utilizado nos comentários sobre este tema.
O que eu penso, porém, continua sendo o mesmo: se há provas concretas, e não apenas 19 cartas anônimas, o autor do eventual crime (Kleiton Lima) deve pagar. Sabemos que isto existe contra a mulher. Contudo, se ninguém sabe a origem das cartas, se ninguém procurou a polícia, se ninguém que foi assediada quer se revelar, aí fica complicado. Se ele for condenado, acabou a carreira dele. Se não for, não acontece nada com as acusadoras caluniosas, pois ninguém sabe quem são. É complicado.
Amigo Mário faço das suas as minhas palavras.
Cartas anônimas jogadas ao vento não servem para absolutamente nada.
São 19 cartas…
Nenhuma jogadora quer mostrar a cara porque ?
Se o Kleiton Lima fez alguma coisa que pague pelo que fez ,mas se não se comprova nada não existe nada a não ser mera ficção.
Mas eu vou fazer uma critica a direção do Santos.
Tanto técnico disponível e o Santos vai atrás justamente do técnico que saiu por conta de problemas extra campo e com os casos de Robinho e Daniel Alves fresquinho na memória das pessoas o clube me trás esse técnico de volta ?
Esse Gallo é uma vergonha, horrível e sinônimo de rebaixamento.
Incompetente.
O Kleiton Lima saiu porque os patrocinadores ameaçaram romper os seus contratos.Ninguem quer a sua imagem vinculada a esse tipo de situação.
O Kleiton Lima não pediu uma coletiva porque ?
Se ele diz que é totalmente inocente que desafie as supostas jogadoras que mandaram as cartas a provar tudo o que escreveram.
Mas o Santos não pode estar no meio dessa briga e manchando a sua imagem.
Eu demitiria imediatamente esse incompetente do Alexandre Gallo e quem foi a favor da volta do Kleiton Lima independente da culpa ou da inocência dele.
O Santos não precisa se envolver nisso e precisa estar focado em arrumar esse time RIDÍCULO, HORRÍVEL E MEDONHO que foi montado que está fazendo o clube passar vergonha.
Concordo plenamente.
E se nada for provado contra o Kleiton Lima. Quem pagará os prejuízos. Acho que ele deve entrar com indenizações contra essas jogadoras e principalmente contra o Sportv que o atacou sem pena.
LAMENTAVEL ESSE NEGOCIO DE MULHER NO FUTEBOL ESTA ACABANDO COM O MESMO… TRISTE ESSA SITUACAO DIGO E REPITO O FUTEBOL ESTA INDO PRO BURACO COM NARRDORAS COMENTARISTA JOGADORAS TRISTE O ESPORTE DESSE TIPO ACABAR ASSIM…MAIS DEZ ANOS E TUDO ISSO NAO TERA MAIS IBOPE…. QUE O CLAYTON POSSA SEGUIR SUA VIDA E SE POSSIVEL PROCESSAR TODOS QUE FIZERAM ISSO….
Leva ele pra passar uma temporada na tua casa pelo seus comentários tu és um machista escroto
Como já disse o Romário: calado é um poeta!!!
O triste fim do futebol será esses pseudo torcedores que acham que estão lacrando!
Futebol “ainda” é democrático, não gosta de escutar mulher falando, muda de canal, aperte “mute” ou simplesmente desligue e não gaste sua energia elétrica.
Ótima semana!!!
Por mim o SANTOS ACABARIA COM ESSA PORCARIA DE FUTEBOL FEMININO QUE NAO LEVA A NADA…PENA QUE NAO PODE..
Com essas denúncias sejam provadas ou não a carreira dele já era.
Amadorismo do caralho, pra que trazer um cara que a mídia já estava cruficando? Mesmo que ele seja inocente, era melhor deixar o Santos fora disso e o cara no seu canto, chega de prejudicar a imagem do clube, já não basta o ano passado todo, o torcedor tomando no c. sofrendo e aí vem mais essa do futebol feminino!
É FODA MANO,
E se não for inocente que pague por isso caso seja julgado, oque não pode é ficar nessa, e o Santos no meio, PQP!
Por isso não assisto futebol feminino, bando de lacradoras, espero que o MT, não gaste o dinheiro que não temos, nesse time feminino, estão acabando com a carreira de uma pessoa sem provas, e sem condenação, assim como fizeram no caso do Marcius Melhem, infelizmente todos perdem.
Kleinton,num clima ruim desses,certo ou errado não deveria ter voltado.
Agora o que tem de bicha que não gosta de mulher hein!!!
Não querem o futebol feminino,pois não gostam de mulher.
Saí fora bichas cançadas 😃😂👎
Tadinho dele que pena
Kleiton
Retificando
Olha que se investigue….interessante que houve ameaças a integridade do Cleiton? ”os fins justificam os meios” ? …..foi um erro ter trazido ele eu até concordei anteriomente mas mudei de ideia, outra coisa sim os clubes tem que manter um time feminino ok mas pode ser na série C ? não temos dinheiro nem pro profissional, feminino com esse grupo ai, esquece, só a Ketlen que mesmo assim tá fora de forma, aliás a maioria delas estão fora de forma e fora a parte técnica que é sofrível, a goleira então, não tem condições nenhuma de ser titular, esse time feminino vai cair ou ficar entre os últimos e se alguma empresa sensibilizada quiser patrocinar que fique a vontade pois nesse caso MT está certo em não gastar mais do que o mínimo no feminino e manter a cbf quieta….
Amigo Ryon, diante deste ocorrido, a impressão que passa é que tenha sido um erro mesmo. Com ou sem provas, a repercussão não foi boa e, mais uma vez, afetou a imagem do Santos, a qual já vem sendo abalada há algum tempo.
Santos não têm um dia de paz infelizmente falta um pouco ou bastante bom senso que beira quase ao amadorismo….
É o melhor a ser feito. Erro crasso da diretoria ao recontratá-lo. Ou achavam que o assunto não ia provocar polêmica? O feminino é comandado, na prática, por Modesto Roma Jr., um homem com ideias da década de 60. Resumo da ópera: prejuízo para a imagem do clube, que comprou uma briga desnecessária por um profissional que não é nenhum Guardiola. Pq. Kkeiton não conseguiu emprego depois de sair do SFC? Amadorismo e cheiro da década de 60 do século passado.
Infelizmente as previsões se confirmaram. Qdo o tecnico foi chamado de volta disse que era um erro GRAVISSIMO. Na ocasiao a noticia era local Santos, e entendi que teriam protestos locais, depois nacionais, depois internacionais e o ultimo seria a tragedia de patrocinadores rompendo contrato com o clube porque nao querem ter sua marca associada a um clube que nao respeita suas atletas ou as mulheres. Disse que o caso terminaria como o caso do Robinho. Pelo menos parece que nao chegaremos as ultimas consequencias mas infelizmente uma marca muito negativa ficou.
Claramente o futebol feminino do Peixe esta’ sendo administrado por alguem totalmente incompetente: Primeiro desmontou um time forte, Depois montou um time muito fraco – serio candidato ao rebaixamento e qdo viram o tamanho do erro, Contrataram um tecnico que seria para eles o salvador da patria mas que estava envolvido em acusações que poderiam levar o Santos FC a um vexame e dano de imagem muito mais serio que o rebaixamento do time feminino.
Espero que MT /Gallo se pronunciem sobre qual a estrategia do Santos FC para o futebol feminino e que fique claro quem e’ o iluminado/a que esta’ tomando essas decisões
Concordo com o seu comentário.
O fato é que não há provas contra o sujeito, foi massacrado por cartas e depoimentos anônimos, além da velha lacração em redes sociais, eis o grande problema.
Quem foi assediada, ou testemunhou algo, tem que por a cara, não tem jeito, é muito fácil fazer essas denúncias anonimamente e assassinar a reputação de alguém, se sofreu algo, e era algo, em tese, rotineiro, a suposta vítima (ou vitimas), deveria procurar os meios legais e não se esconder nas sombras, até pra que as investigações possam apontar o que de fato ocorreu, o que não dá é destruir a vida de alguém, que até que se prove o contrário, é inocente, pois o ônus da prova cabe a quem acusa, não ao acusado.
Isso me parece muito mais incompatibilidade pessoal dentro do ambiente de trabalho do que qualquer outra coisa, ou vão dizer que a Ketlen não presta e está defendendo um tarado?
Me parece que a Ketlen é a ÚNICA mulher com coragem nessa história toda.
Sera que 19 meninas do elenco iriam produzir cartas so’ para ferrar uma pessoa, totalmente sem motivo, apenas por birra?
Agora as meninas que eram do elenco estao se manifestando, questionando porque nao foram ouvidas nesse caso.
Agora outras meninas estao se manifestando na midia com acusações similares. Nao estamos aqui para condenar ninguem, mas voce esta’ condenando as neninas e defendendo os acusados ( nao foi apenas o tecnico acusado de abusos mas tambem seus 2 auxiliares ) considerando a postura da diretoria do Peixe que se recusou a ouvir as meninas do elenco, seria a Ketlen a unica corajosa ou a que ainda tem medo de abrir a boca por continuar no SFC? Veja nao sabemos mas sem saber nao podemos condenar qualquer lado, so ‘ que um lado sao dezenas de depoimentos e do outro….
Agora parece que ja’ e’ pagina virada, mas que deixou mancha feia para nosso Peixe
Eu apenas defendo o devido processo legal, em falta por essas terras.
Mas ja parou para pensar como seria ter provas, alem de depoimentos. Unico jeito seria se armassem uma armadilha pois nenhum maluco vai assediar uma menina com celular em punho.
Minha critica feroz nao e’ contra o tecnico e sim contra o/a responsavel por contratar essa comissao tecnica em meio a toda confusao que ja’ estava armada. Parece que nao aprendemos nada com o caso Robinho…ou na direcao temos pessoas pensando com cabeca de 50 anos atras
Amigo, quem quer ferrar com alguém, dá um jeito.
Todo mundo tem um celular na mão toda hora.
Pra postar em rede social todo mundo tem coragem.
Não conseguiram provar nada, não colocaram a cara pra bater, não procuraram os meios legais, mas enviaram cartas anônimas…que beleza.
E fica por isso mesmo, a reputação do cara já foi pro lixo, mas quem, eventualmente, caluniou o cara, fica impune.
E tem que dê credibilidade à isso…
Esse tal futebol feminino é exigência da fifa, mas convenhamos é uma merda, e as fulanas que “narram” pela tv , Jesus, que porcaria. Quanto ao Kleiton também acho tem provas contra o cara? Tem BO na delegacia? Porra nesse país até o cara que tava preso foi colocado de presidente, como pôde-se acusar alguém deste tipo de crime sem processo sem nada?Agora o Santos podia não ter passado por mais esta situação , será que não tinha outro ou outra técnica pra equipe?
Se provarem que o cara realmente fez o que as tal cartas falam, que pague, mas e se não for? Quem irá pagar por todo o prejuízo, difamação, ódio, problemas com familiares que a pessoa está sofrendo agora?
Porque as jogadoras não foram denunciar para a polícia já que isso é um caso gravíssimo? Porque somente escreveram cartas sem citar nomes?
É o melhor a ser feito.Erro crasso da diretoria ao recontratá-lo. Ou achavam que o assunto não ia provocar polêmica? O feminino é comandado, na prática, por Modesto Roma Jr.,um homem com ideias da década de 60. Resumo da ópera: prejuízo para a imagem do clube, que comprou uma briga desnecessária por um profissional que não é nenhum Guardiola. Pq. Kleiton não conseguiu emprego depois que saiu do SFC? Amadorismo e cheiro da década de 60 do século passado.
Quem está querendo lacrar em cima do caso, condenando o cara, olhem o inquérito do caso, vão se informar para opinar, o cara foi inocentado, ninguém provou nada contra ele na justiça, quem testemunhou, disse que não tinha nada de assédio, alguns que aqui que condenam o cara nos comentários, é simplesmente porque não gosta do cara, pois não há nada contra ele.