Pedrinho ficou no banco do profissional do Santos em agosto do ano passado (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O lateral-esquerdo Pedro Scaramussa teve o contrato encerrado com o Santos no último dia 30 de junho. O Menino da Vila não teve o vínculo prorrogado, já estava no ‘Grupo B’ e fora dos planos da comissão técnica. Nas redes sociais, se despediu do clube após onze anos ‘criado’  na base.

“Despedidas nunca são fáceis. Foram onze anos defendendo essas cores e vivendo intensamente este clube. Aqui, me formei como homem e como atleta. Pude realizar sonhos e desfrutar dos mais variados momentos como um Menino da Vila. Embarco agora em uma nova jornada, com a certeza de que dei o meu melhor e com a alegria de ter feito parte dessa história maravilhosa. Definitivamente, é um orgulho que nem todos podem ter. A palavra que melhor define esse momento é gratidão. Quero agradecer a Deus, à minha família e ao meu empresário por me acompanharem nesta trajetória. Deixo também o meu “muito obrigado” a todos os funcionários, companheiros e aos torcedores. O Santos vive no meu coração! 🤍🖤”, publicou no Instagram.

Em fevereiro, ele foi um dos destaques na Equality Cup, disputada no Qatar. Pedrinho foi titular nos três jogos diante Shanghai Shenhua (China), Al-Duhail (Catar) e Zenit (Rússia). O Peixe encerrou a participação no torneio internacional ficando com a terceira colocação. Ele não jogava pelo Alvinegro desde uma ruptura do tendão de Aquiles direito no final de 2022.

Apesar do fim do contrato do Pedrinho, o Santos ainda segue com oito ‘afastados’ no clube. É o caso do goleiro Paulo Mazoti, dos zagueiros Leo Zabala, Derick e Thiago Balieiro e dos volantes João Victor ‘Balão’, Kevin Malthus e Rafael Moreira e o atacante Bruno Marques.

HISTÓRICO

Nascido em 2002, ele chegou ao Santos com apenas 10 anos e faz parte da geração dos Meninos da Vila que brilham desde o Sub-11. Ao lado de Kaio Jorge, Ivonei, Renyer, Gabriel Pirani, Sandry, ele foi Campeão Paulista Sub-11 sobre a Portuguesa Santista e campeão do Paulista Sub-20 sobre o Corinthians em 2022. Promessa na base, ele superou um drama pessoal em 2021.

O lateral-esquerdo foi afastado do clube no dia 3 de março, poucos dias após ser promovido ao time profissional, com Fabián Bustos, para tratar de uma lesão de grau 2 na coxa e, no mesmo período, foi diagnosticado com tuberculose. A lesão e a doença adiaram a chance do garoto estrear como profissional que foi promovido ao time principal no início da temporada para a estreia do Campeonato Paulista e também foi inscrito na Copa Libertadores.

No final de maio Pedrinho retornou aos treinos e estava em trabalho de recuperação física. Desde o retorno, o jogador retomou a titularidade no Sub-20. Depois, estourou a idade para as categorias de base e estava participando da pré-temporada do Santos já com os profissionais antes de sofrer a lesão. Recuperado, vinha sendo opção no principal do Santos, mas não estreou no time.

Desde a representação o elenco no dia 6 de janeiro, Pedrinho vinha treinando no ‘Grupo 2’, dos não aproveitados pelo clube, até a integração da equipe no Qatar. No retorno ao Brasil, retornou aos ‘afastados’ no Santos.

Leia também: