Leandro Zago foi oficializado no Sub-20 do Atlético-MG (Crédito: Fabio Pinel/Atlético)

O técnico Leandro Zago se despediu do Santos nas redes sociais e foi oficializado como novo técnico do Sub-20 do Atlético-MG. O treinador pediu demissão do clube após receber uma proposta do Galo, em que ele já tinha passagem e identificação com o time mineiro. Ele agradeceu pela passagem curta no Peixe.

“Foram 6 meses de muita dedicação para que o trabalho gerasse frutos para o clube. Não deu tempo de conquistar algum título importante. Como resultado de campo, uma campanha invicta no Campeonato de Aspirantes chegando ao terceiro lugar e apenas duas derrotas em jogos oficiais em todo o período. Com a grande vitória no meu jogo de despedida, contra o atual campeão da Copa São Paulo, a equipe tem a terceira melhor campanha do Brasileiro SUB-20 sendo um dos melhores ataques da competição (como o Santos deve ser). Um atleta como titular da equipe principal e alguns no processo de transição que, em breve, terão desempenho para se consolidar também. Sou grato a todos que participaram e colaboraram para que as coisas caminhassem da melhor forma possível, em especial ao Rodrigão, ao Gustavo e ao Quaresma pela confiança em mim depositada. Espero que voltemos a trabalhar juntos algum dia, foi um prazer. Obrigado Santos! Um Grande Abraço a Todos!”, publicou no Instagram.

Zago entende que o Atlético-MG tem mais estabilidade do que no Alvinegro já que vinha pressionado após campanha abaixo na Copinha e poderia ‘cair’ em qualquer oscilação no Brasileiro da categoria. Além disso, teve uma passagem no time profissional com política ao redor e um convencimento dos atletas para ter que disputar a última rodada da Série B no ano passado.

Veja a nota do Atlético-MG oficializando a chegada do técnico:

“Leandro Zago está de volta ao Atlético. Treinador da equipe Sub-17 entre 2018 e 2019, e do time Sub-20 de 2019 a março de 2021, ele retorna para assumir o comando novamente da categoria Sub-20. À frente do time Sub-17, o treinador conquistou os títulos da Taça BH e do Campeonato Mineiro (ambos em 2018). Além disso, conquistou o campeonato Mineiro Sub-20, em 2019. Zago participou do desenvolvimento de diversos Crias do Galo, como os goleiros Matheus Mendes e Gabriel Delfim; o zagueiro Micael; o lateral Rubens; e os meias Calebe, Guilherme Castilho e Marquinhos. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, ele comandou o time principal do Galo em três partidas pelo Campeonato Brasileiro, contra o Athletico-PR (0 a 2, em Belo Horizonte, jogo atrasado pela 6ª rodada); Ceará (2 a 2, em Fortaleza, pela 22ª rodada) e Botafogo-RJ (2 a 1, no Mineirão, pela 23ª rodada) – resultado que deixou a equipe na liderança do torneio naquele momento”

Contratado em outubro de 2024, Leandro Zago pegou o Sub-20 na reta final do Paulista e foi eliminado nos pênaltis para o Red Bull Bragantino nas quartas de final. Depois, comandou uma espécie de Sub-23 no Brasileiro de Aspirantes e parou na semifinal. Além do jogo pontual no principal contra o Sport, em Recife, na última rodada da Série B do Brasileiro.

Neste ano, uma campanha abaixo dos Meninos da Vila na Copinha e eliminação para a Ferroviária, nos pênaltis, na terceira fase. Depois, no Brasileiro Sub-20, teve apenas três rodadas e com o time invicto. Inclusive, duelou contra o próprio Atlético-MG e empatou fora de casa.

Veja os jogos de Leandro Zago pelo Santos:

2024

Paulista Sub-20

  • Red Bull Bragantino 2 x 1 Santos
  • Santos 2 (2) x (4) 1 Red Bull Bragantino

Brasileiro de Aspirantes

  • Cuiabá 4 x 1 Santos
  • Santos 2 x 1 Red Bull Bragantino
  • Criciúma 0 x 1 Santos
  • Goiás 1 x 1 Santos
  • Santos 3 x 1 Juventude
  • Mirassol 1 x 2 Santos
  • Santos 2 x 1 Vila Nova
  • Santos 2 x 1 Vasco
  • Santos (3) 1 x 1 (4) Botafogo

Série B

  • Sport 2 x 1 Santos

2025

Copinha

  • Santos 1 x 0 Tirol-CE
  • Jaciobá 1 x 7 Santos
  • Ferroviária 2 x 1 Santos
  • Santos 3 x 0 São José-RS
  • Santos (6) 2 x 2 (5) Ferroviária

Brasileiro Sub-20

  • Santos 4 x 1 Botafogo
  • Atlético-MG 1 x 1 Santos
  • São Paulo 2 x 4 Santos

HISTÓRICO

Leandro Zago é natural de Campinas e tem 43 anos. Ele foi auxiliar técnico do Sub-17 do Desportivo Brasil (2010), auxiliar técnico do Osasco Audax (2011), treinador do Sub-15 do Corinthians (2012), auxiliar técnico do Guarani (2013), técnico do Sub-20 da Ferroviária (2014) e auxiliar técnico do Sub-19 do Palmeiras (2015/16).

Depois, foi comandante do Sub-20 da Ponte Preta (2016/17), técnico do Sub-17 e do Sub-20 do Atlético-MG (2018/19), comandou o profissional do Botafogo-SP e do Joinville (2021 e 2022) e no ano passado esteve a frente do Sub-20 do Fortaleza e do principal da Portuguesa na disputa da Copa Paulista.

Curiosamente, Zago enfrentou o Santos antes em duas oportunidades vencendo o Carille e perdendo para o próprio Orlando Ribeiro. Pelo principal, era o treinador do Botafogo-SP na vitória sobre o Peixe por 1 a 0, na Vila, na 2ª rodada da fase de grupos do Paulista, no dia 29 de janeiro de 2022.

Pelo Sub-20 na derrota do Fortaleza por 2 a 1, no Bruno José Daniel, nas quartas de final da Copinha, em 20 de janeiro do ano passado.