
Leandro Zago foi oficializado no Sub-20 do Atlético-MG (Crédito: Fabio Pinel/Atlético)
O técnico Leandro Zago se despediu do Santos nas redes sociais e foi oficializado como novo técnico do Sub-20 do Atlético-MG. O treinador pediu demissão do clube após receber uma proposta do Galo, em que ele já tinha passagem e identificação com o time mineiro. Ele agradeceu pela passagem curta no Peixe.
“Foram 6 meses de muita dedicação para que o trabalho gerasse frutos para o clube. Não deu tempo de conquistar algum título importante. Como resultado de campo, uma campanha invicta no Campeonato de Aspirantes chegando ao terceiro lugar e apenas duas derrotas em jogos oficiais em todo o período. Com a grande vitória no meu jogo de despedida, contra o atual campeão da Copa São Paulo, a equipe tem a terceira melhor campanha do Brasileiro SUB-20 sendo um dos melhores ataques da competição (como o Santos deve ser). Um atleta como titular da equipe principal e alguns no processo de transição que, em breve, terão desempenho para se consolidar também. Sou grato a todos que participaram e colaboraram para que as coisas caminhassem da melhor forma possível, em especial ao Rodrigão, ao Gustavo e ao Quaresma pela confiança em mim depositada. Espero que voltemos a trabalhar juntos algum dia, foi um prazer. Obrigado Santos! Um Grande Abraço a Todos!”, publicou no Instagram.
Zago entende que o Atlético-MG tem mais estabilidade do que no Alvinegro já que vinha pressionado após campanha abaixo na Copinha e poderia ‘cair’ em qualquer oscilação no Brasileiro da categoria. Além disso, teve uma passagem no time profissional com política ao redor e um convencimento dos atletas para ter que disputar a última rodada da Série B no ano passado.
Veja a nota do Atlético-MG oficializando a chegada do técnico:
“Leandro Zago está de volta ao Atlético. Treinador da equipe Sub-17 entre 2018 e 2019, e do time Sub-20 de 2019 a março de 2021, ele retorna para assumir o comando novamente da categoria Sub-20. À frente do time Sub-17, o treinador conquistou os títulos da Taça BH e do Campeonato Mineiro (ambos em 2018). Além disso, conquistou o campeonato Mineiro Sub-20, em 2019. Zago participou do desenvolvimento de diversos Crias do Galo, como os goleiros Matheus Mendes e Gabriel Delfim; o zagueiro Micael; o lateral Rubens; e os meias Calebe, Guilherme Castilho e Marquinhos. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, ele comandou o time principal do Galo em três partidas pelo Campeonato Brasileiro, contra o Athletico-PR (0 a 2, em Belo Horizonte, jogo atrasado pela 6ª rodada); Ceará (2 a 2, em Fortaleza, pela 22ª rodada) e Botafogo-RJ (2 a 1, no Mineirão, pela 23ª rodada) – resultado que deixou a equipe na liderança do torneio naquele momento”
Contratado em outubro de 2024, Leandro Zago pegou o Sub-20 na reta final do Paulista e foi eliminado nos pênaltis para o Red Bull Bragantino nas quartas de final. Depois, comandou uma espécie de Sub-23 no Brasileiro de Aspirantes e parou na semifinal. Além do jogo pontual no principal contra o Sport, em Recife, na última rodada da Série B do Brasileiro.
Neste ano, uma campanha abaixo dos Meninos da Vila na Copinha e eliminação para a Ferroviária, nos pênaltis, na terceira fase. Depois, no Brasileiro Sub-20, teve apenas três rodadas e com o time invicto. Inclusive, duelou contra o próprio Atlético-MG e empatou fora de casa.
Veja os jogos de Leandro Zago pelo Santos:
2024
Paulista Sub-20
- Red Bull Bragantino 2 x 1 Santos
- Santos 2 (2) x (4) 1 Red Bull Bragantino
Brasileiro de Aspirantes
- Cuiabá 4 x 1 Santos
- Santos 2 x 1 Red Bull Bragantino
- Criciúma 0 x 1 Santos
- Goiás 1 x 1 Santos
- Santos 3 x 1 Juventude
- Mirassol 1 x 2 Santos
- Santos 2 x 1 Vila Nova
- Santos 2 x 1 Vasco
- Santos (3) 1 x 1 (4) Botafogo
Série B
- Sport 2 x 1 Santos
2025
Copinha
- Santos 1 x 0 Tirol-CE
- Jaciobá 1 x 7 Santos
- Ferroviária 2 x 1 Santos
- Santos 3 x 0 São José-RS
- Santos (6) 2 x 2 (5) Ferroviária
Brasileiro Sub-20
- Santos 4 x 1 Botafogo
- Atlético-MG 1 x 1 Santos
- São Paulo 2 x 4 Santos
HISTÓRICO
Leandro Zago é natural de Campinas e tem 43 anos. Ele foi auxiliar técnico do Sub-17 do Desportivo Brasil (2010), auxiliar técnico do Osasco Audax (2011), treinador do Sub-15 do Corinthians (2012), auxiliar técnico do Guarani (2013), técnico do Sub-20 da Ferroviária (2014) e auxiliar técnico do Sub-19 do Palmeiras (2015/16).
Depois, foi comandante do Sub-20 da Ponte Preta (2016/17), técnico do Sub-17 e do Sub-20 do Atlético-MG (2018/19), comandou o profissional do Botafogo-SP e do Joinville (2021 e 2022) e no ano passado esteve a frente do Sub-20 do Fortaleza e do principal da Portuguesa na disputa da Copa Paulista.
Curiosamente, Zago enfrentou o Santos antes em duas oportunidades vencendo o Carille e perdendo para o próprio Orlando Ribeiro. Pelo principal, era o treinador do Botafogo-SP na vitória sobre o Peixe por 1 a 0, na Vila, na 2ª rodada da fase de grupos do Paulista, no dia 29 de janeiro de 2022.
Pelo Sub-20 na derrota do Fortaleza por 2 a 1, no Bruno José Daniel, nas quartas de final da Copinha, em 20 de janeiro do ano passado.
Deveria ter saido no final da Copa São Paulo, simplesmente ele tirou do time no jogo da desclassificação o Bomtempo.
Fraquíssimo….
O cara de pau quer levar crédito pela titularidade do Bontempo no time principal. Qual foi a contribuição do treineiro para a formação do atleta nessa passagem meteórica pelo Sub 20 do Santos FC? Deve ser próxima de zero.
Ah, e a grande vitória no “jogo de despedida”, contra o Sao Paulo, tem nome e sobrenome: Luca Meireles.
Sua declaração demonstra que sua saída foi ótima para o Santos.