Felipe Jonatan foi um dos destaques do Peixe no confronto contra o Ceará (Crédito: Santos FC)

O Santos jogou com inteligência, sabendo sofrer atrás e explorando os contra-ataques, e venceu o Ceará por a 1 a 0 na noite desse sábado, na Arena Castelão. O gol do Peixe foi anotado por Felipe Jonatan, ex-jogador da equipe nordestina, aos 8 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Santos pulou quatro posições e agora ocupa a 7ª colocação da tabela do Brasileirão, com 11 pontos. O time de Cuca não vencia há três rodadas, mas agora já briga na parte de cima da tabela. Na próxima quarta-feira, o Santos encara o Atlético-MG, na Vila.

O Jogo

A partida começou com o Ceará propondo mais o jogo, mas sem chegar ao gol do Peixe, que em seu primeiro lance já foi as redes. Marinho fez grande jogada pela direita, entortando o marcador e cruzando a bola na área. Na outra ponta, Felipe Jonatan pegou a bola da entrada da área e chutou cruzado, forte, rasteiro, para abrir o placar aos oito minutos de jogo.

Atrás do resultado, o Ceará se jogou ainda mais ao ataque, mas só assustou em bolas paradas. Falta alçada na área, escanteio… e em uma falta na entrada da área, Vinícius bateu colocado e João Paulo espalmou para escanteio. Foi uma linda defesa do arqueiro santista. Minutos antes, Fernando Prass também havia feito grande defesa em cabeçada de Veríssimo. Jogo bem jogado, mas com poucas chances no primeiro tempo.

Veio a segunda etapa, e o Ceará começou buscando o jogo, mas novamente a primeira grande chance foi do Santos. Diego Pituca lançou Arthur Gomes, que invadiu a área e chutou forte para grande defesa de Prass. Após o lance, o Ceará acordou de vez, mas só esqueceu de combinar tudo com João Paulo.

O goleiro, que já tinha feito um primeiro tempo bom, mostrando tranquilidade e segurança, fez três boas defesas, em chutes de dentro e fora da área. E quando o arqueiro santista não conseguiu chegar na bola, ele mostrou a sorte que todo bom goleiro precisa ter. Em chute colocado de Sóbis da entrada da área, a bola bateu na trave caprichosamente e o rebote foi desperdiçado por Vinícius.

No final, o Santos ainda teve a chance de ampliar o marcador com Marinho, mas o atacante parou mais uma vez em Prass, outro destaque do jogo que acabou com vitória alvinegra, do Santos. Em 16 confrontos na história, o Peixe venceu o Ceará 9 vezes.

O lado negativo do confronto, que teve grandes chances para os dois lados, acabou sendo mais uma vez uma arbitragem polêmica. Não pelo VAR, mas por expulsões. O juiz Wagner Reway perdeu por alguns momentos o comando da partida e expulsou quatro atletas, dois de cada lado. Dava para ter segurado alguns desses cartões. Após o apito final, mais um atleta do time nordestino foi expulso, Leandro Carvalho.

FICHA TÉCNICA

Ceará 0 x 1 Santos

Campeonato Brasileiro 2020 – 8ª todada

Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Wagner Reway (PB)

Gol: Felipe Jonatan aos 8 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos: Lucas Veríssimo, Lucas Braga, Kaio Jorge e Felipe Jonatan (Santos); Luiz Otávio, Bruno Pacheco e Leandro Carvalho (Ceará)

Cartões vermelhos: Luan Peres (Santos); Samuel Xavier, Leandro Carvalho e Bruno Pacheco (Ceará)

Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (Lima), Charles (Bergson) e Fernando Sobral; Vinícius, Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves) e Cléber (Rafael Sobis). Técnico: Guto Ferreira

Santos: João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Arthur Gomes (Jobson); Lucas Braga (Alex), Marinho (Madson) e Kaio Jorge (Carlos Sánchez). Técnico: Cuca