No dia 18 de outubro de 1998, 0 Santos enfrentou a Portuguesa, pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. O jogo estava duro, empatado em 0 a 0 até o começo do segundo tempo. A torcida, então, começou a cantar:
“Um, dois, três, coloca o japonês!”.
O técnico Emerson Leão olhou para o banco e chamou o meia-atacante japonês Masakiyo Maezono. Ele entrou aos 21 minutos e, logo em seu primeiro toque na bola, abriu o placar para o Peixe. O jogo terminaria empatado, mas o jogador caiu nas graças do torcedor.
A partida contra a Portuguesa foi o ponto alto da curta passagem de Maezono pelo Santos. Ídolo do futebol japonês na época, o meia-atacante foi contratado por empréstimo ao Verdy Kawasaki e a negociação teve o aval de Emerson Leão, que o conhecia dos tempos em que dirigiu o próprio Verdy (Maezno jogava pelo Yokohama Marinos).
Maezono vivia no hotel Parque Balneário acompanhado de uma delegação de japoneses. O Santos informou na época que 100 mil camisas do clube haviam sido encomendadas por empresas japonesas.
Depois da estréia, o japonês fez apenas mais quatro partidas pelo Santos e não marcou. No ano seguinte, foi para o Goiás, antes de voltar ao Japão para defender o Shonan Bellmare e o Tokyo Verdy. Ainda atuou no futebol da Coréia do Sul antes de encerrar a carreira.
*A seção Lembra dele é publicada toda sexta-feira com um personagem da história do Santos
Deixar um comentário