Para garantir a sexta vaga oferecida pelo Campeonato Brasileiro na Copa Libertadores de 2019 o Santos terá de melhorar muito seu desempenho contra seus adversários das últimas sete rodadas da competição. No primeiro turno, o Peixe obteve apenas 7 pontos dos 21 que disputou contra os times que vai enfrentar até o final do campeonato – somou 1 vitória, 4 empates e 2 derrotas.
Seus adversários diretos na disputa pela sexta vaga tiveram melhor desempenho contra seus últimos adversários do Brasileirão. O time mineiro somou 10 pontos (3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) e o seu xará paranaense conseguiu 12 pontos (3 vitórias, 3 empates e 1 derrota).
Os santistas estão em 7º lugar, com 46 pontos, mesma pontuação do Atlético-MG, que leva vantagem no número de vitórias, e três a mais do que o Atlético-PR, 8º colocado. Ou seja, se repetirem as mesmas performances do primeiro turno, o Atlético-MG fechará o Campeonato Brasileiro com 56 pontos, o Santos, com 53 e o Atlético-PR com 52.
O desafio dos santistas é ainda maior se levarmos em conta que terão que jogar fora de casa 4 vezes (Palmeiras, Flamengo, América-MG e Sport) nas próximas 7 partidas. O Peixe receberá Chapecoense, Botafogo e Atlético-MG, jogo que poderá ter caráter de decisão, dependendo dos resultados das duas equipes nas próximas 5 rodadas.
Se levarmos em conta o momento das equipes no campeonato, o Santos (com 4 vitórias e um empate nos últimos cinco jogos) e o Atlético-PR (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota) levam vantagem sobre a equipe mineira, que perdeu 3 vezes, empatou 1 e venceu somente um jogo nas últimas rodadas.
Vale destacar que caso o Palmeiras seja campeão da Libertadores de 2018, o G-6 vira G-7.
A disputa pela 6ª vaga na Libertadores:
(O caminho de cada um)
Santos – 7º lugar – 46 pontos
Palmeiras (1 x 1 no 1º turno) – Fora
Chapecoense (0 x 0) – Casa
Flamengo (1 x 1) – Fora
América-MG (0 x 1) – Fora
Botafogo (0 x 0) – Casa
Atlético-MG (1 x 3) – Casa
Sport (3 x 0) – ForaAtlético-MG – 6º lugar – 46 pontos
Grêmio (0 x 2) – Casa
Palmeiras (2 x 3) – Casa
Paraná (3 x 0) – Fora
Bahia (2 x 2) – Casa
Internacional (0 x 1) – Fora
Santos (3 x 1) – Fora
Botafogo (3 x 0) – CasaAtlético-PR – 8º lugar – 43 pontos
Internacional (2 x 2) – Fora
Cruzeiro (1 x 2) – Casa
Vasco (1 x 0) – Fora
Vitória (4 x 0) – Fora
Corinthians (0 x 0) – Casa
Ceará (0 x 0) – Casa
Flamengo (3 x 0) – Fora
Se chegar, precisaremos de um time forte. E começando pelo goleiro! Diferentemente do que o Sr. Peres quer fazer, que é se desfazer de um ídolo do clube, como o Vanderlei! O cara honra a camisa do clube, e foi o responsável, por não termos um final trágico em 2017. Vender Vanderlei, à um rival, por dinheiro de pinga, que não pagará nem 3 folhas salariais, mostrará toda a incompetência, de uma diretoria, que não lembra, de momentos terríveis que passamos, à procura de um goleiro, por muito tempo, além de fortalecer um rival direto! Respeite a torcida do Santos, Peres!!! Venda Copete, Daniel Guedes, Eduardo Sasha, ou qualquer outro, que não fará falta. Vender o goleiro, que respeita o clube, tem apoio e admiração da torcida, é novo (pode jogar mais uns 5 anos ainda), é assinar atestado de burrice! Não piore as coisas no Santos, não teste mais a paciência da torcida, pois caso realize essa palhaçada, seus dias de presidente no futuro, serão muito turbulentos!!!
Vender o Vanderlei???? Tá de sacanagem né, Peres?!