O zagueiro Luan Peres chegou ao Brasil na noite desta quinta-feira (05). Já oficializado como novo reforço do Santos, o defensor comentou da alegria de retornar ao clube para a segunda passagem e reforçou meta por acesso para a Série A no ano que vem. Ele assinou com o Peixe até o fim de 2027.
“É um alegria muito grande. Desde quando sai, foram três anos, dois no Olympique e dois no Fenerbahce. Foi uma experiência muito boa que eu tive fora, pude jogar, principalmente no Marseille, porque no Fenerbahce tive uma lesão que me atrapalhou um pouco. Deu tudo certo, volto feliz para a casa. Voltando para ajudar, infelizmente estamos em uma posição e um lugar que não éramos e não queríamos estar. Agora é momento de reconstrução, ajudar para que ano que vem voltar à Série A e voltar a ser feliz”, reforçou ao De Olho no Peixe.
Antes de acertar com o Alvinegro, Luan estava em negociação com o Vasco, mas revelou que prioridade era voltar ao time da Baixada Santista. O atleta reforçou o carinho pelo clube santista e contou os detalhes da situação com o time carioca. Além disso, comentou como se sente fisicamente após lesão de LCA no joelho,
“Eu nunca estive muito próximo do Vasco, eu via pela imprensa o pessoal falando bastante. Mas nunca me vi muito próximo de lá, teve conversas sim, me ligaram e conversaram, mas não passou disso. Sempre falei para meu empresário que meu desejo era voltar ao Santos. Só não voltaria se eles não chegassem em acordo ou não me quiserem. Mas sempre foi o primeiro lugar em que eu queria estar. Nunca avançou com o Vasco, não foram para frente por conta do meu desejo de retornar ao Santos”, afirmou ao De Olho.
“Eu tô super bem. Foram oito meses de recuperação após cirurgia igual para todos os jogadores. Neymar exemplo que está aí e ainda não retornou, é a vez do Pedro que infelizmente também acabou se lesionando. Me sinto bem, recuperado, já treino com a equipe há um mês e meio, dois meses. Faltam os últimos ajustes e já estou pronto para jogar. Não me sinto mais nada, meu joelho está super bem. É recuperar parte física, de pulmão, ritmo de jogo, que já estou legal para jogar”, completou.
Leia também: Última vitória do Santos na Série B foi há quase um mês em Belém
A diretoria santista conseguiu correr contra o tempo no último dia da janela de transferências para que o defensor pudesse conseguir a rescisão com o Fenerbahçe (Turquia) e enviar os documentos à CBF para regularizar Luan. Luan deve receber um salário dentro do ‘teto salarial’ nesta reta final de Série B. Visando um 2025 na elite do futebol brasileiro, o valor terá um aumento.
Natural de São Paulo, ele tem 30 anos e começou a carreira profissional na Portuguesa. No futebol brasileiro, ainda teve passagens por Santa Cruz, Red Bull Brasil, Ituano, Ponte Preta e Fluminense, antes se transferir para o Club Brugge em 2018. Em 2019, foi contratado pelo Santos sob o comando do técnico argentino Jorge Sampaoli por empréstimo.
Ele demorou para ter uma sequência, já que os titulares na época eram Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo. Na ausência de um dos dois, Felipe Aguilar jogava. No ano seguinte, ganhou a vaga após as saídas de Gustavo, para o Flamengo, e Felipe Aguilar, para o Athletico-PR, e logo ‘caiu’ nas graças da torcida.
Em pouco tempo, o zagueiro se tornou titular absoluto, um dos líderes da equipe e atuando até como lateral-esquerdo durante os jogos. Por chegar na fase final da Libertadores, foi comprado em definitivo do antigo clube, o Brugge (Bélgica), e havia assinado uma renovação até fevereiro de 2025.
Na época, o Peixe pagou cerca de 3 milhões de Euros (cerca de R$ 20 milhões). Disputou 90 jogos, deu duas assistências, e foi titular na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2020. Em julho de 2021, o Alvinegro vendeu o atleta ao Olympique de Marseille (França) em operação casada com a Doyen, resolvendo um problemas financeiros mais críticos do clube na última década. Contraída em dezembro de 2013, para a chegada de Leandro Damião, a dívida passou os últimos sete anos sem resolução.
Depois da equipe francesa, estava atuando pelo Fenerbahçe (Turquia). Ele sofreu uma lesão de LCA ainda na reta final de 2022 e retornou aos gramados recentemente. Foram apenas três jogos pelo UECL Quali no início da temporada europeia neste meio de ano. Luan Peres será o quinto reforço do Santos na janela de meio de ano.
Ótimo zagueiro e, me parece, com ótimo caráter. Formou, ao lado do Veríssimo, uma das melhores duplas de zaga da história do Santos. Uma dupla que aliava técnica e poder de recuperação com velocidade.
Uma zaga que se não fosse o deslize do Pará junto com o John, seria o esteio do título da libertadores.
Luan OBGDO pelo carinho dedicado ao clube suas palavras foram forte pois ultimamente só apareceu traste que prejudicou o clube Vce Alex Leo Elano Renatinho Ricardo Oliveira e mais alguns fazem a Diferença Como Homem e Jogador…Espero sinceramente toda a Sorte em seu retorno estaremos torcendo por Vce…
Ótima contratação. Suas palavras de gratidão ao Peixão emocionante. Diferente de quem alavancou a carreira as custas do clube aí faz gol contr nos e sai provocando a torcida.
Ótimo caráter e zagueiro estamos torcendo para que vc continue em alto nível, o clube está precisando de mais pessoas como vc. Boa sorte e saudações Santista.
Tomara que volte bem, mas segue o roteiro dos medalhões que voltam ao Santos FC depois de jogar bem na primeira passagem: enquanto esteve na Europa, esqueceu o Santos FC, agora, em fim de carreira, com duvidas quanto à capacidade de jogar de forma competitiva, lembrou que o Santos FC, da Serie B, serve para ser o seu plano B. O Luan vem para se aposentar, com contrato longo e salário no teto do clube. Ainda bem que o Santos FC teve a cautela de colocar cláusulas que possibilitam a rescisão contratual caso o desempenho do jogador fique aquém do esperado.
Se, e somente se, o zagueiro estiver bem fisicamente e tecnicamente, a contratação é interessante porque o Gil deve se aposentar no final do ano, o Jair deve ser vendido na proxima janela e não dá para depender de Joao Basso, Alex Nascimento e Alisson.(improvisado). Se precisar da base, o Diego Borges tem algum potencial, mas o Matheus Mathias só serve para dar emoção.