
Meninos da Vila estão invictos no Brasileiro Sub-20 (Crédito: Rubens Chiri/SPFC)
O Santos goleou o São Paulo de virada por 4 a 2, no Marcelo Portugal, em Cotia, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quinta-feira (27). Os gols foram de Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer.
A equipe do técnico Leandro Zago chega a sete pontos no torneio. Na próxima rodada, enfrentam o Palmeiras na próxima quinta-feira (03), às 15 horas, no CT Rei Pelé. Na campanha, os Meninos da Vila venceram o Botafogo (C) e São Paulo (F) e empataram com o Atlético-MG (F), além de 8 gols marcados e 4 sofridos.
O jogo
A partida começou com muito equilíbrio entre as equipes e, aos 24 minutos, foi o Santos que chegou pela primeira vez com perigo. Depois de escanteio curto cobrado pela esquerda, Pepê Fermino cruzou com precisão na cabeça de João Ananias. O zagueiro chegou completando para o gol, mas foi bloqueado em grande defesa de João Pedro, que se esticou para espalmar e tirar a bola do canto direito.
No lance seguinte, foi o São Paulo que abriu o placar. Henrique invadiu a área pela direita e, em grande jogada individual, superou seus marcadores para ficar cara a cara com Rodrigo Falcão. Ele tocou por cobertura na saída do goleiro santista e colocou a bola no fundo das redes.
Aos 30, Vinícius Lira chegou em velocidade pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área, colocando a bola nos pés de Mateus Xavier. Ao finalizar, o camisa 11 foi prontamente bloqueado por seu adversário.
Oito minutos depois, foi Luca Meirelles que chegou pela esquerda e colocou a bola nos pés de Pepê Fermino. O camisa 21 dominou e bateu bem, colocando a bola na direção do canto inferior esquerdo. João Pedro se esticou e fez mais uma bela defesa, impedindo o gol de empate.
Um minuto depois, o São Paulo conseguiu marcar o segundo gol. Felipe chegou em velocidade pela ponta esquerda do ataque e cruzou com força para o meio da área. João Alencar tentou afastar o perigo, mas surpreendeu Rodrigo Falcão e desviou a bola para dentro do gol.
Aos 44, Gabriel Simples recebeu cruzamento pela direita da entrada da área e dominou tirando de seu marcador para finalizar. Ele buscou o canto esquerdo, mas a bola desviou no meio do caminho e saiu da trajetória do gol.
Com três minutos da segunda etapa, o Peixe teve falta frontal para cobrar da entrada da área. Rodrigo Cezar bateu colocado, mas com desvio de leve na barreira a bola acabou saindo sobre a meta.
Determinado a virar o jogo, o Peixe diminuiu o placar quatro minutos depois. Vinícius Lira invadiu a área pela ponta esquerda e passou para trás, onde chegava Pepê Fermino. Com toque inteligente, o camisa 21 colocou a bola no canto inferior direito, próxima ao pé da trave, sem chances de defesa ao goleiro.
Aos 12, Luca Meirelles chegou pela ponta esquerda e cruzou na cabeça do zagueiro Samuel. Ele ganhou pelo alto, mas acabou desviando para fora, à esquerda da meta.
E um minuto depois, Luca Meirelles empatou o jogo para o Santos FC. O goleiro Rodrigo Falcão lançou o camisa 9 pela ponta esquerda e ele ganhou na velocidade de seu marcador para chegar à entrada da área. De lá, o centroavante santista bateu colocado no canto direito para superar João Pedro.
Aos 29, Luca Meirelles recebeu passe de Vinícius Lira pelo meio e tirou de seu marcador com drible desconcertante. Com o corpo ajustado para finalizar, o camisa 9 marcou um gol espetacular, colocando a bola com perfeição no ângulo direito.
Com 36 minutos, Rodrigo Cezar recebeu a bola pela esquerda da grande área e arriscou batida colocada no ângulo direito. A bola acabou subindo demais e saiu por cima do travessão.
E aos 44, o Peixe transformou a vitória de virada em goleada. Enzo Boer recebeu cruzamento pela esquerda da área, girou sobre a marcação e bateu com força para estufar as redes do tricolor paulista.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO (SP) 2 X 4 SANTOS FC
Local: Estádio Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa (CT Laudo Natel), em Cotia (SP)
Data: quinta-feira, 27 de março de 2025
Horário: 17h15
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
Assistentes: Rafael Tadeu Alves de Souza e Leandro Matos Feitosa
Cartão amarelo: (SPFC) Matheus Ferreira e Guilherme Reis
Gols: (SPFC) Henrique, aos 24′ e gol contra, aos 39′ do 1ºT; (SFC) Pepê Fermino, aos 7′, Luca Meirelles, aos 13′ e aos 29′ e Enzo Boer, aos 44′ do 2ºT
Santos FC: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples, João Alencar (Samuel), João Ananias e Vinícius Lira; Profeta (Kauan Pereira), Gustavo Henrique e Rodrigo Cezar (Adryan); Rafael Freitas (Pepê Fermino) (Padula), Mateus Xavier (Enzo Boer) e Luca Meirelles. Técnico: Leandro Zago
São Paulo: João Pedro; Maik (Igor), Andrade, Lucas Loss e Felipe (Guilherme Reis); Matheus Ferreira, Djhordney (Samuel) e Pedro Ferreira; Lucca (Takada), Henrique (Tetê) e Paulinho (Gustavo Santana).
REGULAMENTO
Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.
Além do Peixe, também participam: Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.
As quartas (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) são disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (previstas para 27 de agosto e 3 de setembro).
A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.
Leia também: FPF detalha tabela do Paulista Sub-15 e Sub-17; Santos estreia contra o Água Santa
Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:
- Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
- Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pepe Fermino
- São Paulo 2 x 4 Santos – Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer
- 03/04 (qui): Santos x Palmeiras, às 15h, no CT Rei Pelé
- 09/04 (qua): Atlético-GO x Santos, às 15h, no Antônio Accioly
- 16/04 (qua): Santos x Fluminense, às 15h, no CT Rei Pelé
- 23/04 (qua): Santos x Cruzeiro, às 15h, no CT Rei Pelé
- 30/04 ou 01/05 (qua ou qui): Bahia x Santos
- 07 ou 08/05 (qua ou qui): Santos x Grêmio
- 14 ou 15/05 (qua ou qui): Cuiabá x Santos
- 21 ou 22/05 (qua ou qui): Santos x Vasco
- 28 ou 29/05 (qua ou qui): Corinthians x Santos
- 11 ou 12/06 (qua ou qui): Juventude x Santos
- 18 ou 19/06 (qua ou qui): Santos x Fortaleza
- 25 ou 26/06 (qua ou qui): Santos x Flamengo
- 02 ou 03/07 (qua ou qui): América-MG x Santos
- 09 ou 10/07 (qua ou qui): Santos x Red Bull Bragantino
- 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
- 23/07 (qua): Internacional x Santos
Luca Meireles fez um gol maravilhoso, o terceiro do Santos. Jogou demais. É uma joia de apenas 18 anos. É o mesmo Luca que alguns comedores de alfafa chamam de “pé de rato” nos poucos minutos que joga no profissional. É o primeiro do moleque no sub 20, foi lançado prematuramente no time de cima e se os burros da torcida não atrapalharem será um dos maiores centroavantes brasileiros. 18 anos. Vinicius Lira, idem hoje. O time do meio campo para a frente é muito bom. E o Padula, com grande assistência para o quarto gol calou a boca de um cafajeste que assina Hiran aqui. O asno ofendeu gratuitamente, do nada, o Padula quando o Santos profissionalizou o menino. Toma, asno. Grande, grande mesmo, virada dos moleques.
PS: é o primeiro ano de Luca Meirelles no sub 20, não o primeiro gol. No ano passado, estava no sub 17.
Ótimo jogo do Santos. Mesmo no primeiro tempo o time não foi mal.
Vinicius Lira e o Lucas Meirelles tem tudo para se tornarem grandes jogadores. Tem outros muito bons. Mas nessa fase é dificil saber quem vai vingar.
Veja o Bontempo, vem evoluindo e jogando cada vez melhor !!!
E o Bernardo, machucou de novo ???
Parabéns ao Luca Meirelles. Não fosse a habilidade do centroavante, talvez o Santos FC não tivesse conseguido a virada.
O Sub 20 funciona no ataque, mas, da “volancia” para trás, só o Vinicius Lira se salva. Os outros garotos da defesa precisam evoluir muito para conseguirem chegar ao time profissional.
Apesar da participação do Padula no quarto gol, fica a expectativa de quando o Juninho vai ter oportunidades no Sub 20.
Não têm oportunidade porque não joga nada.
E o rapaz de vidro, será que está trincado novamente?
O time apresenta fragilidades defensivas claras, mas do meio pra frente é um bom time, graças às individualidades.
Sempre assisto jogos da base, Lucca Meirelles Sempre foi um excelente centroavante. tenho certeza que logo logo, será nosso 9, e parabéns a todos, virar um jogo perdendo de 2 a 0, na casa do adversário, não é fácil.
Torcedores tecendo críticas a defesa… calma pessoal!!! Ontem enfrentamos nada mais nada menos do que o São Paulo campeão da Copinha lá em Cotia!!! João Ananias no Sub-17 mostrou que é muito bom zagueiro sim!!! João Alencar, apesar do gol contra ontem, não é um “Matheus Mathias da vida”!!! Ambos acabaram de subir do Sub-17 e precisam de incentivo e não de críticas!!! Foram campeões paulista ano passado pelo Sub-17 e merecem apoio!!! São meninos ainda e tenho certeza que vão dar muitas alegrias ao torcedor santista!!! Quem errou no primeiro gol do São Paulo foi o Gustavo Henrique que é um baita volante!!! Este Sub-20 pode não ser campeão deste Campeonato Brasileiro mas vai briga na parte de cima da tabela!!!