Santos venceu fora de casa pelo estadual (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O Santos venceu o Mauaense por 1 a 0, no Pedro Benedetti, em Mauá (SP), pela nona rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, nesta sexta-feira (07). O gol do Peixe foi marcado pelo atacante Luca Meirelles.

A equipe do técnico Orlando Ribeiro está no Grupo 13 ao lado de Portuguesa Santista, Santo André, Mauá, Mauense e Jabaquara. A categoria é líder da chave com 22 pontos. São sete vitórias, um empate e uma derrota, com 35 gols marcados e 4 sofridos.

O Peixe volta a campo diante o Grêmio na terça-feira (11), às 15 horas, no CT Rei Pelé, com portões fechados ao torcedor, em partida adiada da oitava rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. Pelo estadual, a categoria volta diante o Santo André na sexta-feira (14), às 15 horas, também no CT Rei Pelé.

O jogo

O Peixe começou a partida dominando as ações no campo ofensivo. Nas investidas ao ataque, no entanto, o Santos teve dificuldade para finalizar nos primeiros minutos. Aos doze minutos, os Meninos da Vila tiveram falta para cobrar pelo lado esquerdo do ataque. Gabriel Andrade se posicionou para cobrar e bateu colocado, na direção do canto esquerdo. A bola ganhou a direção da meta, mas parou em defesa segura do goleiro Xo.

Na metade da etapa inicial, o goleiro Jackson se machucou ao cair no chão depois de saída do gol. Gustavo Jundi entrou em seu lugar e, 20 minutos depois, fez defesa importante em contra-ataque dos adversários. Já aos 43 minutos, a melhor oportunidade de gol do Peixe na primeira etapa foi de Luca Meirelles. Ele recebeu cruzamento de Guilherme Cruz pela direita e, no meio da área, finalizou à direita da meta, pela linha de fundo.

No segundo tempo, com apenas dois minutos, o Santos teve escanteio para cobrar pelo lado esquerdo e Gabriel Andrade levantou a bola para a área. Mesmo com desvio, Dudu conseguiu cabecear, mas desviou sobre o travessão. Com dez minutos, foi a vez de Guilherme Cruz cobrar escanteio pela direita, alçando a bola à área. Matheus Matias subiu mais que seus marcadores, mas desviou para fora, à esquerda da meta.

Aos 18, Guilherme Cruz cobrou escanteio pela direita e a bola foi afastada pela defesa. Na sobra, da entrada da área, Dudu tentou finalizar de primeira, mas mandou por cima do gol. No minuto seguinte, Luca Meirelles recebeu passe em profundidade de Gabriel Andrade e ficou cara a cara com o goleiro. Na tentativa de finalização, o camisa 10 parou na saída do goleiro, que o bloqueou e jogou a bola para escanteio.

Aos 28, o Peixe conseguiu abrir o placar com gol de Luca Meirelles. Yuri cruzou para a área pela ponta direita e a bola passou do goleiro, antes de chegar ao centroavante santista. Dentro da pequena área, o camisa 10 foi rápido para completar para as redes. Já nos acréscimos, Guilherme Cruz alçou a bola à área em escanteio pela direita. Matheus Matias ganhou mais uma vez pelo alto, mas desviou sobre a meta.

FICHA TÉCNICA

MAUAENSE 0 X 1 SANTOS FC

Local: Estádio Municipal Pedro Benedetti, em Mauá (SP)
Data: sexta-feira, 6 de junho de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Assistentes: Rodrigo Schmidt e Renan Gonçalves Braz
Cartão amarelo: (MAU) Gabriel Marchi; (SFC) Luca Meirelles
Gols: (SFC) Luca Meirelles, aos 28′ do 2ºT
Santos FC: Jackson (Gustavo Jundi); Guilherme Cruz, Matheus Matias, Diego Borges e Jota (Rafael Gonzaga); André Klaus, Lucas Yan (Pedrinho) e Yuri (Matheus Filipe); Gabriel Andrade, Dudu (Fernando Pradella) e Luca Meirelles (Lenin). Técnico: Orlando Ribeiro
Mauaense: Xo; Cauã Rafael, Allan Santos (Gustavo Fortunato), Humberto e Davi (Matheus Carvalho); Gabriel Marchi (Pablo), João Gouveia (Otavio) e Guilherme Grillo (Brayan); Léo Ferreira (Pedro Santos), Euclides (Samuel Weber) e Athyrson. Técnico: Denis Muniz

REGULAMENTO

As 78 equipes participantes foram divididas em 13 grupos (12 grupos com seis times cada e um grupo com cinco clubes). Os times da chave se enfrentam entre si em turno e returno, classificando os dois melhores colocados de cada grupo mais os seis melhores terceiros colocados de chave para a segunda fase.

Os 32 times classificados são novamente divididos. Oito grupos com quatro times cada que se enfrentam em turno e returno dentro da chave. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à terceira fase. Nesta fase, as 16 equipes classificadas são divididas em quatro grupos com quatro times cada.

Segue o mesmo formato, se enfrentam em turno e returno dentro do grupo. Apenas os dois melhores colocados avançam às quartas de final. No mata-mata, jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a definição será nos pênaltis.

Veja os resultados do Santos no Paulista Sub-20:

  • Jabaquara 0 x 2 Santos – Yuri Felipe e Matheus Lima
  • Santos 3 x 0 Mauá – Rodrigo Cezar, Arthur Manoel e Dudu
  • Portuguesa Santista 2 x 2 Santos – Luca Meirelles e Felipe Laurindo
  • Santos 9 x 0 Mauaense – Rodrigo Cezar (3), Luca Meirelles (2), Gabriel Bontempo, Mateus Xavier, Vinicius Lira e Miguelito
  • Santo André 2 x 1 Santos – João Victor
  • Santos 4 x 0 Jabaquara – Rodrigo Cezar, Luca Meirelles, João Victor e Dudu Gualberto
  • Mauá 0 x 4 Santos – Enzo Monteiro, Felipe Laurindo, Rodrigo Cezar e João Victor
  • Santos 9 x 0 Portuguesa Santista – Enzo Monteiro (4), Luca Meirelles (2), Gabriel Bontempo, Mateus Xavier e João Victor
  • Mauaense 0 x 1 Santos – Luca Meirelles

Leia também: