Lucas Barbosa foi destaque do Juventude na temporada (Foto: Divulgação / Juventude)

O Red Bull Bragantino acertou a compra de 80% dos direitos econômicos de Lucas Barbosa, atacante de 23 anos formado pelo Santos. O valor da negociação foi de 2,5 milhões de euros, aproximadamente R$ 16 milhões na cotação atual. A informação inicial é do jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo DIÁRIO.

O Peixe permanecerá com 20% dos direitos do jogador, visando uma possível venda futura. O DIÁRIO também apurou que está tudo certo entre as partes e o falta apenas a assinatura do contrato.

Lucas Barbosa estava emprestado ao Juventude nesta temporada e se destacou, sendo o maior artilheiro do clube nas últimas 15 temporadas, com 13 gols e 5 assistências em 52 partidas. Apesar do bom desempenho, o Juventude não exerceu a opção de compra devido aos altos valores.

O atacante também foi alvo de sondagens de clubes como São Paulo, Internacional e Vasco, além de equipes do futebol europeu. No entanto, a proposta do Bragantino foi considerada mais vantajosa pela diretoria santista, que inicialmente buscava pelo menos R$ 20 milhões ou uma troca que beneficiasse o elenco.

Natural de Bebedouro (SP), Lucas Barbosa começou sua trajetória no futebol em escolinhas de sua cidade natal e passou por clubes como Inter de Bebedouro, Grêmio e Novorizontino antes de chegar ao Santos em 2019. No Peixe, ele ganhou destaque na base, especialmente no vice-campeonato da Copa São Paulo de 2022, quando marcou 6 gols em 8 jogos.

No profissional, Lucas teve passagens irregulares, com atuações no Paulistão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Série A. Em 2023, foi emprestado ao Coritiba e, posteriormente, ao Juventude, onde se tornou peça-chave na campanha que garantiu a permanência do clube na Série A.