Wendel Silva tenta a jogada na derrota do Santos para o Sport (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

A lei do ex mais uma vez não falhou. O meia Lucas Lima brilhou, marcou dois gols, o Sport venceu o Santos por 2 a 1 e garantiu o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Wendel Silva fez o único gol do Santos na partida.

Campeão por antecipação, o Peixe terminou a Série B com 68 pontos. O Mirassol, com 67, foi vice-campeão. O Sport, com 66, foi o terceiro colocado, e o Ceará, com 64, ficou com a última vaga na Primeira Divisão.

O jogo

A primeira chance do jogo foi do Sport com um velho conhecido do torcedor do Santos. Aos 12 minutos, Lucas Lima recebeu na direita e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol de Gabriel Brazão.

O Santos teve a primeira chance aos 29 minutos. Dalbert bobeou na esquerda da área, Miguelito aproveitou e cruzou para Wendel Silva, que bateu de primeira. A bola desviou e saiu raspando a trave esquerda do goleiro Caíque França. Aos 39, Otero bateu de fora da área e o goleiro do Sport fez boa defesa.

O Sport teve mais uma chance aos 45 minutos. Lucas Lima cobrou falta da entrada da área, a bola bateu na barreira e, na sobra, Dalbert soltou a bomba e a bola passou por cima do gol de Gabriel Brazão.

Quando tudo indicava que o primeiro tempo termaria empatado, o Sport teve um pênalti aos 46 minutos. Fabrício Domínguez se antecipou ao volante Sandry e caiu na área. O árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou a penalidade. Lucas Lima cobrou aos 49 minutos e abriu o placar.

A primeira chance do segundo tempo foi do Sport. Aos nove minutos, Dalbert aproveitou sobra de bola na área e chutou forte, mas Gabriel Brazão mandou para escanteio.

O segundo gol do Sport saiu aos 17 minutos do segundo tempo. Lenny Lobato recebeu na esquerda, passou por JP Chermont e cruzou para trás, Lucas Lima pegou de primeira e mandou no canto direito do goleiro Gabriel Brazão.

O Sport teve um terceiro gol, contra de Diego Pituca, anulado pelo VAR aos 23 minutos do segundo tempo. Oito minutos depois, o Santos diminuiu. Otero cobrou falta da intermediária, João Basso desviou de cabeça para o meio da área e Wendel Silva completou para o gol.

Aos 39 minutos, o Sport teve a chance de ampliar. Após ser chamado pelo árbitro de vídeo, Bruno Arleu de Araujo marcou pênalti após toque na mão do volante Tomás Rincón. Chrystian Barletta cobrou e Gabriel Brazão defendeu.

FICHA TÉCNICA
SPORT 2 X 1 SANTOS

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro (38ª rodada)
Data e hora: 24 de novembro de 2024, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA) RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) RJ e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (AB) RJ
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA) RS

Gols: Lucas Lima, aos 49’/1ºT (1-0), aos 17’/2ºT (2-o), Wendel Silva, aos 31’/2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Fabrício Domínguez, Julian Fernandez, Chrystian Barletta e Felipinho (SAN) e Miguelito, Sandry, Hayner, Diego Pituca e Wendel Silva (SAN)

SPORT: Caíque França; Igor Cariús (Palacios, aos 29’/2ºT), Rafael Thyere, Chico e Dalbert (Felipinho, aos 46’/2ºT); Julian Fenandez, Fabrício Domínguez (Fabinho, aos 8’/2ºT) e Lucas Lima (Gustavo Coutinho, aos 46’/2ºT); Titi Ortíz (Wellington Silva, aos 29’/2ºT), Lenny Lobato e Chrystian Barletta Técnico: Pepa.

SANTOS: Gabriel Brazão; Hayner (JP Chermont, no intervalo) João Basso, Luan Peres e Souza (Rodrigo Ferreyra, aos 35’/2ºT); Tomás Rincón (Luca Meirelles, aos 48’/2ºT), Sandry, Diego Pituca e Miguelito (Nacho Laquintana, no intervalo); Otero e Wendel Silva. Técnico: Leandro Zago